FocusClube.NET

Ford Focus, um carro para quem gosta de carro!
Bem-vindo: 09 Dez 2019, 19:21

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 79 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 12 Nov 2013, 21:44 

Carro: NF Sedan GLX 2.0 12/13 Prata Geada
Profissão: Analista de Sistemas
Data Nascimento: 15 Mai 1981
- Carro: MK 2.5 Sedan 2.0 Manual - 2012/2013
- Qual a Km aproximada? 7KKM
- Quanto tempo você tem o carro? Estou com ele ha exatos 7 meses. Peguei no dia 12/04/13.
- O que você acha do carro (acabamento, manutenção, itens de série, concessionárias e etc)? Bancos de couro, confortaveis e com ajuste lombar pro motorista. Show! Painel emborrachado, gostoso de tocar. Portas, mais plastico do que gostaria. Os únicos barulhos do carro sao gerados nelas. Cambio, buraco entre a 2a e a 3a. Abaixo de 2000RPM o carro demora um pouco pra desenvolver... Fiz a 1a revisao tem uma semana, nao me empurraram nada... acompanhei todo o serviço e não chegaram nem perto de verificar os 60 itens que são descritos no site.
- Defeitos que já teve: Nenhum ate agora.
- Consumo: Ando 45KM/dia. Desses, uns 10KM sao feitos em 1º-2º marcha, para e anda mesmo. As medias sao 7.6Km/l no alcool e 10.2KM/l na gasolina (fiz um unico tanque com 40L de gasolina, entao essa media seria maior com um tanque repleto de gasosa).

ImagemImagemImagem

Imagem

MensagemEnviado: 22 Dez 2013, 02:51 
Moderador

Carro: Focus ST170
Profissão: Auditor
Data Nascimento: 27 Mar 1987
Carro: Mk1,5 Hatch 2.0 16v Duratec MT
Ano/modelo: 2005
KM Aproximada: 85mkm

Quanto tempo estou com o carro: Comigo mesmo 03 anos, na família está desde 0km.
O que você acha do carro (acabamento, manutenção, itens de série, concessionárias e etc): O design externo e interno matam a pau qualquer carro do mesmo ano e talvez até alguns atuais, o motor nem se fala! é um canhão, só acho meio manco nas arrancadas, mas depois dos 2500 rpm ele vai que vai.. A suspensão dele tbm é foda, acho que o único carro do mesmo segmento que o acompanha em curvas é o Corolla, o resto nem tem graça. As concessionárias daqui de Curitiba são muito boas, e onde o carro foi comprado sempre fui muito bem atendido (mas não sei se é por eu ser um cliente comum, ou pelo meu pai ter comprado 05 carros 0km em menos de 8 meses).

Defeitos que já teve: Alguns itens da suspensão são frágeis demais, as buchas e pivôs principalmente! tanto que depois que eu rebaixei o carro, vive dando uns socos do lado esquerdo em ondulações. a HEC (ou Painel de Instrumentos) teve que ser trocado pois o original queimou, sendo que um pouco antes disso acontecer a luz do check-engine e da temperatura ficavam acendendo sozinhas, mesmo com o carro desligado. Outro defeito chato pra dedéu é o alternador Visteon que é um verdadeiro lixo, e quase ninguém sabe arrumar. Outro defeito chato do Focus é engatar a marcha a ré, mas é característico das transmissões IB5.

Consumo: Geralmente na cidade com A/C desligado e andando no modo bisavô com parkinson, dá pra fazer em média uns 9km/l, já com A/C ligado cai para uns 7,5 ou 8 km/l. Na estrada com A/C faz em média uns 11 km/l e sem já consegui fazer quase 13,5. Com gasolina "boa" dá pra fazer um tanque com 500 km, meu pai disse que já chegou a fazer 550 km com um tanque, mas não sei.. nunca tentei.

Eu gosto muito do Focus mesmo com esses defeitinhos..

http://focusclube.net/fc/viewtopic.php?f=5&t=5983

MensagemEnviado: 09 Mai 2014, 11:02 

Carro: ex Focus Ghia 2006
Profissão: Youtuber
Data Nascimento: 13 Mai 1990
- Focus Ghia 05/06 Duratec manual com 114 mil km (melhor safra em acerto e ítens de série)

- O carro está há 2 anos comigo, após 3 meses de buscas incansáveis.

- Acabamento, ótimo, impecavel, só é engraçado ter apoio de braço no banco traseiro, que muitos carros não tem, e não ter o dianteiro, que muitos médios tem.

- Manutenção, eu faço sempre preventiva, recentemnte foram os amortecedores traseiros que troquei, mesmo os antigos ainda estarem bons, juntamente com pneus traseiros zerados. Amortecedores dianteiros troquei a poucas semanas também, juntamente com reservatório do radiador e essa semana entra um coxim novo do motor. Além é claro da básica oleo 5w30 motorcraft + filtros.

- Itens de série, é o mais completo dos focus de primeira geração vendidos aqui no brasil, já tem teto solar e bancos de couro de série. Porém a ford pecou em oferecer o controle de cruzeiro somente no ghia AT, corrigindo isso no focus posterior. (detalhe que o SVT estadunidense manual já tinha esse ítem em 2002).

- Concessionárias, não uso para serviços, mas a de Jundiaí é regular em peças e atendimento em vendas

- Defeitos que já teve, que fugiu de manutenção preventiva foi o cabo de engate de marchas do ib5+ e 1 cubo de roda, o resto fiz tudo como manutenção preventiva.

- Consumo, após uma rigorosa manutenção passou a fazer 10km/l em trecho somente urbano de Jundiaí e 16,6km/l andando em modo tiozão a 110km/h, sendo que em viagens normalmente andando a 130 com esticadas até 180 faz 14km/h.

Obs: Importante lembrar que, para aqueles que estão à procura de um Focus, sempre que ler uma opinião sobre o carro, tente saber a quanto tempo a pessoa que está dando a opinião possui o carro. No começo tudo é uma maravilha, então as pessoas tendem a ter uma opinião ultra-positiva.

MensagemEnviado: 31 Mai 2014, 11:42 

Carro: Focus Hatch Titanium 2014
Profissão: Engenheiro
Data Nascimento: 28 Out 1971
MK 3 Titanium

Com 1600 km rodados, entre eles 800 km em estrada, posto as primeiras impressões:

Acabamento: Alguns deslizes de acabamento sim, como alguns plásticos da parte inferior do console de material simples demais para a proposta do veículo e um leve desalinhamento do painel, notado nas proximidades das junções com o pára-brisa. As chapas de fixação dos bancos ficam bem à mostra. Poderia ser melhor, mas no geral o acabamento agrada.

Conforto: bancos envolventes e de ótimo acabamento em couro, com ajuste lombar; painel emborrachado agradável ao toque; volante com boa empunhadura e comandos bem posicionados. Noto uma certa aspereza no acionamento das alavancas de seta e limpador de pára-brisa, típico de carros bem mais baratos. O acionamento dos faróis em comando giratório na parte inferior esquerda do painel também não agrada. Seria preferível que fosse na própria alavanca. Não gostei muito da ergonomia dos controles de som do volante e do computador de bordo, pois achei um pouco desconfortável sua utilização, principalmente para aumentar o volume, uma vez que é preciso esticar bem o polegar para acessá-lo. Ótimo acesso ao piloto automático (controlador e limitador de velocidade). Sistema de luzes internas muito simples para o carro, embora sua eficiência luminosa não seja ruim. Não tem luzes de leitura dianteiras nem traseiras. São 2 pequenos spots (dianteiro e traseiro). Função um toque para todos os vidros com botões macios e iluminados. Espaço traseiro modesto para as pernas dos ocupantes, ainda que o espaço para cabeça acomode bem um pessoa de 1,80m. O interior escuro realça esse sentimento claustrofóbico.

Itens de conveniência: Outro ponto alto do carro, embora eu abrisse mão de alguns dos itens a seguir pela pouca ou nenhuma utilidade no meu uso. Retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, monitor de pressão dos pneus, partida sem chave, chave com sensor de aproximação, ar digital de duas zonas, sensores de estacionamento, câmera de ré, SYNC, 2 pontos de energia, 2 entradas USB, entrada RCA, etc, etc, etc. Tem muita coisa mesmo. Detalhe: meu carro não é o Titanium plus, ou seja, não tem teto solar, Park Assist, bancos com regularem elétrica, luzes diurnas de LED, luzes de aproximação nos retrovisores e retrovisores com rebatimento elétrico. Pegadinha FORD: somente as versões SE Plus e Titanium Plus vem com retrovisores com rebatimento elétrico e luzes de aproximação, ficando a Titanium (sem teto) de fora dessa. Ao meu ver, uma economia desnecessária. Curiosamente a versão SE plus não aparece mais no configurador. Até porque no configurador no site afirmava que a versão Titanium tinha os mesmos opcionais da versão SE plus e mais alguma coisa. Outra: embora no site mencione que exista saída de ar para o banco traseiro, na verdade não existe.

Segurança: 6 airbags e controle de estabilidade e tração. Sistema Isofix para fixação de cadeirinha de bebê e cintos de 3 pontos para todos ocupantes. Sim, por incrível que pareça existem carros de R$ 100.000,00 como iX35 e Sportage que só tem 4 cintos de 3 pontos.

Motor: Excelente. Forte, bem disposto desde 2500 rpm e silencioso. Se pisar faz um ronco entusiasmante. Definitivamente um dos pontos altos do carro. Apenas uma observação: A Ford colocou injeção direta no Duratec e usa transmissão de dupla embreagem no Focus para que o consumo ficasse apenas equiparado aos japoneses, que atualmente não utilizam nenhum desses artifícios. Por favor tragam logo o 1.5 Ecoboost.

Transmissão: no Powershift as mudanças são bem rápidas em função da dupla embreagem e, de forma geral, a suavidade de operação parece ser uma característica nas acelerações menos vigorosas. No entanto tenho sentido um certo desconforto (pouca suavidade) em baixas rotações em situações corriqueiras como em manobras de ré ou pequenos avanços no trânsito pesado, sempre com toques leves no acelerador. Trata-se de uma características desse tipo de transmissão. A eficiência em consumo e rapidez na trocas compensa isso de sobra. Esqueça o efeito "patinação" das transmissões automáticas com conversor de torque. Botões para uso da função seqüencial lamentáveis. Só da para usar em trechos retos. É preciso se acostumar com a filosofia de trabalho do câmbio principalmente em rampas, pois o assistente de saída em rampa (HLA) segura os freios por 2 ou 3 segundos. Depois disso, se vc não acelerar o carro desce. É um funcionamento diferente dos automáticos convencionais, onde o avanço positivo do câmbio ajuda a conter o movimento do carro para trás, sendo, obviamente dependente da aclividade da rampa.

Suspensão: deixa o carro no chão. Firme e macia, passa uma incrível sensação de segurança. Dirigibilidade muito boa. Há um ruído e trepidação incômodos quando trafego em pisos irregulares, passando a impressão de ser algo na barra de direção. Levarei na CCS para verificar.

Consumo usando gasolina comum:
8,5 km/l na cidade (trânsito moderado a pesado com ar ligado 60% do tempo)
14,7 km/l na estrada (velocidade média entre 90 e 110 km/h). Viagem de 400 km em via sem muitos caminhões, 60% duplicada e com ar ligado 60% do tempo. Em sexta marcha o motor gira a 2600 rpm perto de 120 km/h, o que explica em parte o baixo consumo. Meu Civic LXL 2011 AT 1.8 tinha comportamento semelhante mas o consumo não passava de 12 km/l nas mesmas condições.

Sync MyFord Touch: Bluetooth excelente, sendo a conexão e sincronização com o telefone muito rápida. GPS porcaria, com mapas e principais pontos de referência totalmente desatualizados, onde a atualização oficial dos meus mapas é do final do ano passado (versão C3). Meu bairro não existe no GPS. Já moro a sete anos nesse local. Detalhe: Moro em uma cidade de 1.3 milhões de habitantes. Comandos de voz as vezes entendem coisas totalmente diferentes. Me lembra a velha da "Praça é nossa". Para o telefone funciona razoavelmente bem.
A multimidia não lê DVD (nem parado) e não reconheceu sequer meu iPod Shuffle. Qualidade do som muito boa (Sony). Função "manobrista", que habilita uma senha e evita que outras pessoas mexam na central.

Essa geração do Focus reúne características imprescindíveis para aqueles que gostam de dirigir e que prezam a essência de um bom carro. O conjunto motor/câmbio/suspensão é realmente uma obra de arte.

MensagemEnviado: 09 Jun 2014, 16:53 

Carro: Focus Titanium Sedan 2014
Data Nascimento: 26 Dez 1974
New Ford Focus Titanium Sedã

1 mês e meio à bordo do Focus.

Como citei no texto que postei no Blog http://www.eporfalaremcarro.com.br, desde o Stilo eu não tinha tanto prazer ao volante de um carro. O prazer começa fora do carro... quando chego na garagem e vejo o brancão lá parado! Na rua também é um barato... por ser novidade, o carro chama muito a atenção onde passa.

Mas vamos ao que interessa... vou dividir o texto em tópicos para ficar mais fácil:

- Conforto interior e acabamento interno: O interior do carro oferece uma vivência muito agradável. Os bancos dianteiros tem abas laterais que seguram bem o corpo e espuma firme. O ajuste de distancia tem bom escalonamento e permite um bom acerto de posição. O ponto negativo é o ajuste da inclinação do encosto que é por meio de alavanca. O banco do motorista ainda tem ajuste lombar que provê um pouco mais de conforto. Para os passageiros traseiros a situação é um pouco diferente. 2 passageiros viajam bem confortáveis, mas o passageiro do meio terá certo incomodo pois o tunel central é alto e o banco traseiro tem um apoio de braço no meio o que deixa a posição um pouco desconfortável. O espaço para as pernas é bom desde que os passageiros dianteiros nào sejam muito altos. (Como eu e minha esposa somos baixinhos, quem vai no banco de trás terá espaço à vontade! kkkkkk). O ar-condicionado bi-zone é bastante eficaz. Refrigera o ambiente rapidamente. O "porém" é a disponibilidade de dutos para a parte traseira somente embaixo dos bancos dianteiros. Para acioná-los é preciso direcionar a ventilação para os pés e isso torna a refrigeração menos eficiente. O conforto geral da cabine é muito bom. Um grande aliado disso é o silêncio do motor. Rodando em regimes urbanos normais quase não se escuta ruídos da máquina.

- Sistema de entretenimento: Ponto alto do carro! O som do carro tem uma qualidade muito superior a muitos sons originais que já ví por aí!!! É um som forte e equilibrado que consegue, inclusive, entregar boas frequências de grave mesmo tendo falantes somente nas portas. O sistema conta um kit de duas vias em cada porta e um falante central no painel. O isolamento e tratamento acústico do carro é muito bom mesmo! O único porém dele é a recepção de rádio... achei um pouco fraca... permite chiados e falhas de sinal. Não sei dizer se todos são assim ou se isso foi algum "prêmio" que ganhei. Na primeira revisão solicitarei uma verificação disto. De resto o som reproduz com muita qualidade arquivos MP3 via USB, SD ou Bluetooth, permite ainda entrada de vídeo por conexão A/V RCA (somente com o carro parado) e vem, originalmente com camera de rá. Ele não reproduz DVD nem vídeo nas conexões USB/SD. Um outro "pecado" é não ser possível acessar o SD do celular pelo USB. Ele só lê musicas do celular se os arquivos estiverem dentro da memória interna do aparelho. Mas este "pecado" é minimizado pelo fato de permitir a reprodução por Bluetooth Stereo (a2dp). A posição da tela é muito boa e sua textura fosca evita reflexos. Só acho que poderiam ter usado uma tela capacitiva ao invés de resistiva. Isso deixa a resposta ao toque um pouco lenta, mas nada também que dificulte o uso. Pela tela é possível controlar o ar-condicionado, fazer ligações, comandar todas as opções e controles do áudio, configurar o GPS e setar a navegação. O GPS, inclusive, usei pouquíssimas vezes. Aqui em Brasília não tenho a menor necessidade dele pois conheço a cidade muito bem. Então não posso falar muito. Estou satisfeito com o sistema de som do carro...tanto que até o momento nem instalei meu módulo e a caixa de
grave...nem sei se o farei!

- Suspensão / estabilidade / Segurança: Aqui encontrei um dos melhores acertos que já ví! O conjunto de suspensão do Focus sempre foi muito elogiado pela mídia especializada e há muita razão nisso!!! O carro consegue ter um rodar macio e ao mesmo tempo muito seguro! A suspensão consegue absorver grande parte dos problemas do nosso asfalto e o restante que ainda passa pro carro acontece sem ruídos ou trancos. Fazer curva com ele é um barato! Parece estar sobre trilhos!!! Difícil, muito difícil perder a trajetória do carro. Eu achava que, por ser sedan, talvez ainda rolassem umas "saídas de traseira"... ledo engano!! O carro é pregado no chão (literamente.. é muito baixo, inclusive.. o que pra mim só ajuda a deixá-lo ainda mais bonito)! Tudo bem que o Titanium ainda tem o controle eletronico de estabilidade que ajuda bem, mas o conjunto é todo muito acertado! Realmente a tal suspensão independente nas rodas traseiras faz muita diferença! O ABS/ESP é eficientíssimo (precisei utilizá-lo efetivamente esses dias.. putz!!) o carro pára em poucos metros, mas acho que a ford poderia adotar o sistema de pisca de emergencia como o Bravo tem... faz diferença!! O carro conta ainda com 6 airbags e dupla barra de segurança lateral dando uma boa dose de segurança.

- Tecnologia embacarda: Bem, o carro tem muita coisa bacana e muita coisa que a maioria dos carros do mesmo patamar oferece... função lane-change, sensores crepuscular e de chuva, regulagem elétrica dos faróis e retrovisor interno eletrocrômico. O que considero diferenciais são: Controle eletrônico de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, piloto automático com limitador de velocidade programável, controle de diversas funções do carro por comando de voz e chave presencial (partida por botão). Um porém é o computador de bordo não oferecer opção para mais de um controle de viagem (trip a e trip b). O sistema MyFord Touch + Sync funciona muito bem. Por comandos de voz é possível controlar grande parte do sistema e com pouquíssimas confirmações quando se aprende todos os textos possíveis Eu diria que é quase perfeito! Ainda estou apanhando de alguns comandos. Alguns exemplos legais é ajustar a temperatura do ar-condicionado, montar a navegação do GPS, trocar musicas, trocar medias (USB, BLUETOOTH, CD...), ajustar os controles de equalização... tem muito comando! Muito mesmo!

- Consumo: Aqui não estou muito certo ainda pois preciso me adaptar mais ao modo de dirigir dele... e além disso, estou sempre tentado a dar pisadas fortes em função da cavalaria kkkkkk mas em algumas primeiras medições obtive máximas de 9km/l no álcool e 11,5 km/l na gasolina.

- Conjunto Mecanico / Desempenho: Este belo conjunto de mecanico proporciona uma ótima experiência ao volante! Para se ter idéia, desligando o controle de tração, fica difícil segurar a frente dele! Frita pneu direitinho se não dosar o acelerador! O carro anda muito bem! Muito bem mesmo! Ainda que utilizando o cambio no modo Drive, a força do motor é evidente sempre que se aperta o acelerador com mais vontade (e sempre dá muita vontade kkkkkk). No modo Sport o cambio permite que o motor utilize a marcha engatada por mais tempo levando o giro aos limites de cada marcha. Isso se traduz em arrancadas fortes e força contínua enquanto se estiver pisando fundo! E ainda tem a vantagem que, mesmo no modo sport, se vc mantiver o pé leve no acelerador o sistema "entende" que você está andando "numa boa" e troca as marchas com giros mais baixos. O cambio permite ainda (mesmo em modo Drive) que as marchas sejam trocadas manualmente e aqui vem uma polêmica: Os benditos botões na alavanca. Sinceramente, eu já me habituei com o sistema pois minha esposa já tinha um Fiesta com esse mesmo cambio, então, pra mim, está de boa... mas de fato a FORD poderia ter adotado as borboletas. Mas de forma geral o cambio trabalha muito bem, praticamente não há trancos e as trocas de marchas são feitas de forma muita rápida e silenciosa. De 3ª pra frente então é muito difícil perceber as trocas. O fato é que o conjunto motor/cambio é muito acertado e convida a manter o pé lá em baixo!!! kkkkk Não vejo a hora de pegar uma estrada para poder sentir o rendimento dele!

Bem galera, o texto ficou meio longo, mas não ví outra maneira de descrever com fidelidade a coisa toda. Espero que gostem e, qualquer dúvida e/ou curiosidade, fiquem

à vontade para perguntar!

Abraços a todos!!!

EX: Stilo Connect 06/07 / Sky / Couro / Connect NAV+ / Rodas Abarth 17''

MensagemEnviado: 01 Jul 2014, 09:48 

Carro: Focus Titanium Plus 2014
Profissão: Militar
Data Nascimento: 26 Out 1979
Comprei um Focus Sedan Titanium Plus em Março(antes tinha um Corolla) desse ano e peguei o carro no dia 20. Hoje após mais de 1 mês e com 2.000Km rodados, são essas as primeiras impressões e problemas:

Conforto e dirigibilidade - O carro é realmente completo nesse quesito e não há nada do que reclamar. É muito silencioso, confortável de dirigir, volante com boa pegada, bancos bem ajustáveis e não bate nada no carro, apenas um pouco de barulho da caixa de marcha quando está andando em lugares com muita trepidação, mas nada que me incomode mesmo porque é muito difícil andar por esse chão. A suspensão é excelente e quase não sente as curvas mesmo em alta velocidade. Aliás, muito estável e seguro o carro nas curvas.

Acessórios - Basta olha nos itens que ele possui(são muitos) e todos são excelentes, funcionam bem, até mesmo os comandos de voz que inicialmente são complicados, mas em pouco tempo já pega o "know how" e fica fácil.

Consumo - O carro se pisar bastante bebe bem, faz 7,5 a 8 km/l, mas mesmo andando na cidade aqui do Rio com muito engarrafamento eu consegui 10Km/l andando até 120Km/h. Acredito que na estrada numa viagem consiga uns 15 a 16Km/l.

Motor e câmbio powershift - Foi aí que tive problemas.
Quando peguei o carro senti que demorava um pouco na aceleração e nas retomadas para um carro 2.0 de injeção direta com 175 CV. Mas até aí tudo bem, quando resolvi dar uma esticada e o carro trocou marchas rapidamente em altas rotações o motor morreu repentinamente, essa foi a primeira vez e em outra oportunidade quando fui fazer uma ultrapassagem, novamente morreu. Levei o carro na CCS e ficou 3 dias em teste antes do feriado da semana santa, não apresentou problemas nos testes da CCS e nem falhas na central registradas, porém quando fui pegar o carro na Quinta antes da semana santa o consultor falou que no último teste o carro morreu e não apresentou falhas na central. Peguei o carro mesmo assim, pois iria ficar 5 dias parado lá por causa do feriado. Durante o feriado resolvi fazer teste e subi uma serra aqui no Rio de Janeiro, foi quando o carro morreu mesmo em baixa velocidade mais de 5 vezes. Como acendeu a luz do motor resolvi acionar o Ford assistence para rebocar o carro pra CCS. Na semana passada no 1º dia útil, expliquei ao consultor o que aconteceu e que na minha opinião poderia ser a embreagem/caixa de marcha. Resumindo, em testes na CCS foi verificado em 2 dias que o problema foi na programação do powershift que estava em "standard" vindo de fábrica e com isso não tinha o desempenho e utilidade máximo, acabava por cortar o motor por proteção em uso contínuo ou quando era mais exigido do câmbio. A CCS fez uma reprogramação com a ajuda dos engenheiros da fábrica e me entregaram o carro na última Sexta. Pois bem, sinto muita diferença no arranque, nas retomadas e até mesmo em engarrafamentos no anda e para. O carro está mais ágil e arisco, o parece que encaixou certinho a potência do motor com o câmbio e até agora não morreu mais, parece que foi resolvido.

Bom, por enquanto estou ainda testando, mas confesso que inicialmente fiquei um pouco decepcionado por ser um carro de 90K, no entanto estou gostando muito do carro e fiquei surpreso como a CCS resolveu rápido o problema. No mais, se não houver mais nenhum problema acho que vou gostar muito do Focus, mesmo porque ele é muito bonito e completo, além de confortável e estável.

Um abraço a todos.

MensagemEnviado: 06 Ago 2014, 14:18 

Carro: focus hatch 1.6 03/04
Profissão: funcionario publico
Data Nascimento: 14 Mai 1993
Focus MK1,5 1.6 zetec rocam 2003/2004 (nao tem emblemas mas acredito ser glx )

- Qual a Km aproximada ? 175.000

- Quanto tempo você tem o carro? 6 meses

- O que você acha do carro? me surpreendeu no quesito dirigibilidade, é confortavel e bem completo, senti falta de luzes na traseira, o acabamento é bom, porta malas pequeno, manutenção salgada, suspensão excelente, desempenho do motor agrada na cidade mas nao empolga na estrada.

- Defeitos que já teve nao apareceu nenhum problema novo, porem ainda estou resolvendo alguns dos que vieram de brinde com o carro: probelmas com elétrica, vazamento no retentor, problemas com hodometro e bieletas da suspensao dianteira

- Consumo : problemas com hodometro me impede de medir mas acredito estar fazendo uns 10 km/l na ciade c/ gasolina...

MensagemEnviado: 18 Ago 2014, 11:45 

Carro: Focus 1.6 16v 2010
Profissão: estudante
Data Nascimento: 12 Jan 1988
- Ford Focus MK2,5, 2010, 1.6 16v sigma, glx.
- 45000
- Quase 4 anos com o carro, pois foi comprado em novembro
- O acabamento do painel é ótimo, meio emborrachado, nas portas poderia ser usado o msm material. Possui ar, dh, 2 air bags, abs, ebd. Comprado na concessionária duvel de são Luis. Os bancos abraçam bem o motorista. Achei a direção um pouco pesada.
- Já troquei a caixa de direção, e mtas peças da suspensão. mas acredito que o maior defeito esteja na qualidade do asfalto da cidade, que é péssimo.
- Consumo : Uso qse sempre gasolina comum. Quando uso etanol faz 8.0km/l e com gasolina chega a fazer 10 ou 11km/l isso na cidade rodando no máximo a 80 km/h.

Só tenho elogios a fazer. ótimo na cidade e excelente na estrada. Confortável, espaçoso, bom de curva. O que faltou nele: o novo motor com comando variável de 135 cv.

MensagemEnviado: 01 Set 2014, 10:18 

Carro: Ford Focus 2011/2012
Profissão: Engenheiro
Data Nascimento: 26 Jan 1975
Não sei se o lugar certo pra expor a minha situação é aqui, espero que sim.

Tenho um Ford Focus Sedan 2011/2012, comprado zero quilômetro na Concessionária FORLAN - Barão (Belo Horizonte), chassi 8AFTZZFFCCJ472440, ainda em garantia, que por si é um carro fantástico. Inclusive, estava muitíssimo tentado a trocar por outro do modelo atual, mas a falta de competência dos concessionários FORD estão me desanimando.

Leiam abaixo e entendam a minha indignação....

A minha indignação é quanto à recorrência em problema com o ar condicionado do carro que já parou de funcionar por 04 vezes em aproximadamente 01 ano. Das primeiras duas vezes, levei o carro à concessionária BH FOR - Lourdes (Belo Horizonte) e fizeram de conta que arrumaram o carro (devem ter somente colocado gás refrigerante), o que descobri somente na terceira vez que levei o carro na referida representante da FORD, pois o consultor técnico que me atendia disse com a maior falta de profissionalismo que, para o meu bem, deveria levar o carro em outra concessionária (e aí ele indicou a FORLAN - Barão) porque a BH FOR não tinha equipamento e profissional capacitados para o referido problema.

Diante deste absurdo, não me restou alternativa senão levar o carro em outra concessionária, no caso na FORLAN - Barão. Lá, apesar de um atendimento totalmente desorganizado, deram entrada com o meu carro e deram o veredicto de que haveria a necessidade da troca do ar condicionado (condensador, eu acho), o que aconteceu após uma longa espera de quase 01 mês e após várias alterações de data e de profissionais atendendo ao caso. Apesar dos problemas de tempo, peguei o carro entendendo que o problema havia sido solucionado, porém 01 semana após, aproximadamente, tive que voltar à FORLAN - Barão porque o ar condicionado voltou a não funcionar. Nesta data, o consultor técnico da FORLAN me disse que naquele momento não dispunham de um profissional habilitado para o referido problema e tentou me dispensar e me encaminhar para outra concessionária, tal como fez a BH FOR. Depois de muita insistência e impaciência da minha parte, o consultor técnico levou o meu carro para dentro da concessionária e me prometeu avalia-lo e me ligar ainda no mesmo dia, o que realmente aconteceu. Neste mesmo dia tive o carro devolvido e com o problema aparentemente resolvido.

Acontece que agora, já em 01/09/2014, o ar condicionado voltou a não funcionar e fui levar o carro à FORLAN - Barão que até então, mesmo que mau e porcamente, estava solucionando os meus problemas e aonde, inclusive, passei a fazer as revisões em garantia. Para minha (desagradável) surpresa (não sei porque surpresa, aliás), fui informado pelo consultor técnico que a concessionária estava sem profissional habilitado para tal e que este somente estaria disponível em aproximadamente 15 dias.

Sem alternativa, levei o carro à concessionária PISA - Amazonas para que avaliem o meu caso, o que ficou agendado para o dia 03/09/14. Paralelamente fiz uma reclamação no 0800 da FORD e estou aguardando, desanimado, o final desta novela.

Só espero que me enrolem mais uma vez para que a garantia do carro termine e eu fique com o prejuízo de continuar com o ar condicionado estragado após este período.

MensagemEnviado: 11 Set 2014, 10:51 

Carro: Focus Titanium Sedan 2014
Data Nascimento: 26 Dez 1974
alexrsg escreveu:
New Ford Focus Titanium Sedã

1 mês e meio à bordo do Focus.

Como citei no texto que postei no Blog http://www.eporfalaremcarro.com.br, desde o Stilo eu não tinha tanto prazer ao volante de um carro. O prazer começa fora do carro... quando chego na garagem e vejo o brancão lá parado! Na rua também é um barato... por ser novidade, o carro chama muito a atenção onde passa.

Mas vamos ao que interessa... vou dividir o texto em tópicos para ficar mais fácil:

- Conforto interior e acabamento interno: O interior do carro oferece uma vivência muito agradável. Os bancos dianteiros tem abas laterais que seguram bem o corpo e espuma firme. O ajuste de distancia tem bom escalonamento e permite um bom acerto de posição. O ponto negativo é o ajuste da inclinação do encosto que é por meio de alavanca. O banco do motorista ainda tem ajuste lombar que provê um pouco mais de conforto. Para os passageiros traseiros a situação é um pouco diferente. 2 passageiros viajam bem confortáveis, mas o passageiro do meio terá certo incomodo pois o tunel central é alto e o banco traseiro tem um apoio de braço no meio o que deixa a posição um pouco desconfortável. O espaço para as pernas é bom desde que os passageiros dianteiros nào sejam muito altos. (Como eu e minha esposa somos baixinhos, quem vai no banco de trás terá espaço à vontade! kkkkkk). O ar-condicionado bi-zone é bastante eficaz. Refrigera o ambiente rapidamente. O "porém" é a disponibilidade de dutos para a parte traseira somente embaixo dos bancos dianteiros. Para acioná-los é preciso direcionar a ventilação para os pés e isso torna a refrigeração menos eficiente. O conforto geral da cabine é muito bom. Um grande aliado disso é o silêncio do motor. Rodando em regimes urbanos normais quase não se escuta ruídos da máquina.

- Sistema de entretenimento: Ponto alto do carro! O som do carro tem uma qualidade muito superior a muitos sons originais que já ví por aí!!! É um som forte e equilibrado que consegue, inclusive, entregar boas frequências de grave mesmo tendo falantes somente nas portas. O sistema conta um kit de duas vias em cada porta e um falante central no painel. O isolamento e tratamento acústico do carro é muito bom mesmo! O único porém dele é a recepção de rádio... achei um pouco fraca... permite chiados e falhas de sinal. Não sei dizer se todos são assim ou se isso foi algum "prêmio" que ganhei. Na primeira revisão solicitarei uma verificação disto. De resto o som reproduz com muita qualidade arquivos MP3 via USB, SD ou Bluetooth, permite ainda entrada de vídeo por conexão A/V RCA (somente com o carro parado) e vem, originalmente com camera de rá. Ele não reproduz DVD nem vídeo nas conexões USB/SD. Um outro "pecado" é não ser possível acessar o SD do celular pelo USB. Ele só lê musicas do celular se os arquivos estiverem dentro da memória interna do aparelho. Mas este "pecado" é minimizado pelo fato de permitir a reprodução por Bluetooth Stereo (a2dp). A posição da tela é muito boa e sua textura fosca evita reflexos. Só acho que poderiam ter usado uma tela capacitiva ao invés de resistiva. Isso deixa a resposta ao toque um pouco lenta, mas nada também que dificulte o uso. Pela tela é possível controlar o ar-condicionado, fazer ligações, comandar todas as opções e controles do áudio, configurar o GPS e setar a navegação. O GPS, inclusive, usei pouquíssimas vezes. Aqui em Brasília não tenho a menor necessidade dele pois conheço a cidade muito bem. Então não posso falar muito. Estou satisfeito com o sistema de som do carro...tanto que até o momento nem instalei meu módulo e a caixa de
grave...nem sei se o farei!

- Suspensão / estabilidade / Segurança: Aqui encontrei um dos melhores acertos que já ví! O conjunto de suspensão do Focus sempre foi muito elogiado pela mídia especializada e há muita razão nisso!!! O carro consegue ter um rodar macio e ao mesmo tempo muito seguro! A suspensão consegue absorver grande parte dos problemas do nosso asfalto e o restante que ainda passa pro carro acontece sem ruídos ou trancos. Fazer curva com ele é um barato! Parece estar sobre trilhos!!! Difícil, muito difícil perder a trajetória do carro. Eu achava que, por ser sedan, talvez ainda rolassem umas "saídas de traseira"... ledo engano!! O carro é pregado no chão (literamente.. é muito baixo, inclusive.. o que pra mim só ajuda a deixá-lo ainda mais bonito)! Tudo bem que o Titanium ainda tem o controle eletronico de estabilidade que ajuda bem, mas o conjunto é todo muito acertado! Realmente a tal suspensão independente nas rodas traseiras faz muita diferença! O ABS/ESP é eficientíssimo (precisei utilizá-lo efetivamente esses dias.. putz!!) o carro pára em poucos metros, mas acho que a ford poderia adotar o sistema de pisca de emergencia como o Bravo tem... faz diferença!! O carro conta ainda com 6 airbags e dupla barra de segurança lateral dando uma boa dose de segurança.

- Tecnologia embacarda: Bem, o carro tem muita coisa bacana e muita coisa que a maioria dos carros do mesmo patamar oferece... função lane-change, sensores crepuscular e de chuva, regulagem elétrica dos faróis e retrovisor interno eletrocrômico. O que considero diferenciais são: Controle eletrônico de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, piloto automático com limitador de velocidade programável, controle de diversas funções do carro por comando de voz e chave presencial (partida por botão). Um porém é o computador de bordo não oferecer opção para mais de um controle de viagem (trip a e trip b). O sistema MyFord Touch + Sync funciona muito bem. Por comandos de voz é possível controlar grande parte do sistema e com pouquíssimas confirmações quando se aprende todos os textos possíveis Eu diria que é quase perfeito! Ainda estou apanhando de alguns comandos. Alguns exemplos legais é ajustar a temperatura do ar-condicionado, montar a navegação do GPS, trocar musicas, trocar medias (USB, BLUETOOTH, CD...), ajustar os controles de equalização... tem muito comando! Muito mesmo!

- Consumo: Aqui não estou muito certo ainda pois preciso me adaptar mais ao modo de dirigir dele... e além disso, estou sempre tentado a dar pisadas fortes em função da cavalaria kkkkkk mas em algumas primeiras medições obtive máximas de 9km/l no álcool e 11,5 km/l na gasolina.

- Conjunto Mecanico / Desempenho: Este belo conjunto de mecanico proporciona uma ótima experiência ao volante! Para se ter idéia, desligando o controle de tração, fica difícil segurar a frente dele! Frita pneu direitinho se não dosar o acelerador! O carro anda muito bem! Muito bem mesmo! Ainda que utilizando o cambio no modo Drive, a força do motor é evidente sempre que se aperta o acelerador com mais vontade (e sempre dá muita vontade kkkkkk). No modo Sport o cambio permite que o motor utilize a marcha engatada por mais tempo levando o giro aos limites de cada marcha. Isso se traduz em arrancadas fortes e força contínua enquanto se estiver pisando fundo! E ainda tem a vantagem que, mesmo no modo sport, se vc mantiver o pé leve no acelerador o sistema "entende" que você está andando "numa boa" e troca as marchas com giros mais baixos. O cambio permite ainda (mesmo em modo Drive) que as marchas sejam trocadas manualmente e aqui vem uma polêmica: Os benditos botões na alavanca. Sinceramente, eu já me habituei com o sistema pois minha esposa já tinha um Fiesta com esse mesmo cambio, então, pra mim, está de boa... mas de fato a FORD poderia ter adotado as borboletas. Mas de forma geral o cambio trabalha muito bem, praticamente não há trancos e as trocas de marchas são feitas de forma muita rápida e silenciosa. De 3ª pra frente então é muito difícil perceber as trocas. O fato é que o conjunto motor/cambio é muito acertado e convida a manter o pé lá em baixo!!! kkkkk Não vejo a hora de pegar uma estrada para poder sentir o rendimento dele!

Bem galera, o texto ficou meio longo, mas não ví outra maneira de descrever com fidelidade a coisa toda. Espero que gostem e, qualquer dúvida e/ou curiosidade, fiquem

à vontade para perguntar!

Abraços a todos!!!

Faaaalllaaa Galera!!!!

Volto aqui pra falar um pouco do carro depois de 9000km rodados!

Não preciso dizer que o carro é uma delícia, né?! kkkkkkkk Bem, o dia-a-dia com Focus me deixa cada vez mais satisfeito com a aquisição. Carro confortável, silencioso (em uso urbano e baixas rotações... falarei mais sobre isso abaixo), forte, relativamente econômico (tb vou desenvolver este assunto kkkk) e que chama MUUUIITTTOO a atenção! Impressionante como pescoços torcem ao passar, como as pessoas nos carros ao lado nos engarrafamentos comentam, me fazem perguntas do tipo: "é bom mesmo?", "anda muito?"... e por aí vai... o fato é que existe uma curiosidade bem interessante acerca do carro.

Mas, retomando as impressões, frisei a questão do silêncio em uso urbano e baixas rotações, certo? De fato o comportamento do motor é este. Silencio demais andando com tranquilidade pelas vias planas de Brasília. Isso, aliado ao excelente som da Sony, proporciona um prazer enorme de estar ao volante do carro. Porém, quando se exige mais do motor o ruído aumenta significativamente na cabine e aí vem um conflito: no uso urbano, numa pisada forte ou outra, esse aumento de ruído é muito bacana pq é um barulho forte, mostra a robustez do motor... é muito bom mesmo, masssss numa viagem isso já passa a incomodar um pouco. Fiz uma curta viagem (720km total) de Bsb para Caldas Novas há um mês e andando na faixa dos 150km/h (via duplicada BSB -> Goiania) o ruído do motor passa a incomodar um pouco. Outro coisa que não gostei foram os pneus Pirelli P7. Êta raio de pneu duro!!!!! Calibrados com 35lbs passam muita vibração para a carroceria e, consequentemente, cabine. Isso faz com que o nivel de ruído se eleve demais somado ao barulho do motor! Realmente um ponto negativo para um carro como este.

Na estrada o desempenho dele me agradou demais!!!!! Ainda preciso me adequar melhor ao comportamento do cambio. Sempre tive carros de cambio manual e, nos poucos trechos de pista simples onde precisei fazer ultrapassagens com espaço curto, me embananei um pouco com o powershift. Mas, como eu disse, questão de hábito. No mais, o carro anda demais! É forte mesmo!!! Diversão garantida!!! O consumo na rodovia ficou igual ao urbano mesmo em regimes mais altos.

E falando em consumo, que tb frisei, ainda estou me adaptando. No geral, em uso urbano moderado e com gasolina o carro tem feito na faixa de 11km/l e 8.5km/l no álcool. O difícil mesmo é manter o pé moderado! E aí vem a mudança brusca no apetite do DURATEC. Já teve dias de não passar dos 8km/l na gasolina e 6km/l no álcool! No final, a diferença de consumo dele para o Bravo e o Stilo é de 1 tanque a mais no abastecimento mensal.

O carro está chegando perto da primeira revisão e tenho alguns poucos itens a serem verificados/ajustados:

1 - Amortecedor da tampa do porta-malas que está sem pressão e deixa a tampa voltar um pouco;

2 - Ruído chato no banco traseiro ao lado direito;

3 - Consumo;

4 - Pequeno estalo na suspensão em manobras;

É isso galera....

Abraços a todos!!!

EX: Stilo Connect 06/07 / Sky / Couro / Connect NAV+ / Rodas Abarth 17''

MensagemEnviado: 05 Jan 2015, 09:57 

Carro: Focus GLX 2.0 Automático 2005
Profissão: Analista de suporte e representante comercial
Data Nascimento: 25 Nov 1987
Focus MK1,5 2.0 automático GLX Zetec 2004/2005

- Qual a Km aproximada ? 96.000

- Quanto tempo você tem o carro? 3 meses

- O que você acha do carro? O carro é maravilhoso. Foi a escolha perfeita para ser meu primeiro carro. Macio, muito bonito e confortável. O interior é lindo. O motor é ótimo e bem seguro. Responde rápido na arrancada. Com o overdrive, as ultrapassagens são muito mais seguras, pois sobe muito bem. Fora a suspensão, que sempre foi diferenciada no Focus. Hoje em dia esse motor tá defasado: o automático tem 126cv, enquanto tem carros novos 1.6 que tem mais potência que isto. A manutenção não é barata, mas não estamos falando de Gol ou Uno, é um Focus, então é justo.

- Defeitos: comprei ele com vazamento no sistema de arrefecimento e a bucha da barra estabilizadora traseira arrebentada. Bobina original queimou, durou 95 mil km. Mas com a manutenção preventiva que fiz para viajar em dezembro, meu mecânico constatou que um selo localizado abaixo da bomba d' água que estava enferrujada fazia a água vazar. Depois de trocado, sem mais problemas. Se as manutenções preventivas forem feitas dentro do determinado e não andar com o carro feito louco, duvido que dê problemas severos antes dos 200.000km.

- Consumo: Na cidade faz média de 7km/l. Na estrada, com ar ligado e média de 110km/h, chegou a surpreendentes 13km/l. Mas sou muito cuidadoso no pedal.

MensagemEnviado: 07 Mai 2015, 13:31 

Carro: Focus Ghia 2006 - Preto - Duratec (Automatico)
Data Nascimento: 11 Abr 1991
Focus MK1,5 2.0 automático Ghia - Duratec (06/06)

- Qual a Km aproximada ? 130.000

- Quanto tempo você tem o carro? 2 meses

- O que você acha do carro? Vim de um peugeot 1.4 - presence e estou curtindo bastante o carro, apesar do antigo ser bastante confortavel, diria que o focus bateu de 100 x 0 nele, mais estavel, forte (por ser 2.0) e espaçoso, alem de a dirigibilidade dele ser excepcinal, também achei que tem bastante itens, a unica coisa que achei meio chato é o cambio ser 4 marchas, as vezes quando você quer pisar um pouco ele acaba não entendendo direito e não reduzindo a marcha pra acelerar mais rápido.

- Defeitos: Até agora a unica coisa que veio com ele do antigo dono foi a luz da bateria que acende e apaga constantemente, mas isso já levei para ver e pode ser apenas o regulador de voltagem por ter sido trocado o alternador, fora isso problema algum alem de oleo, filtro e etc.

- Consumo: Sinceramente, na cidade está fazendo cerca de 9,5 Km/l (conforme marca no computador de bordo) a gasolina, pego vias de fluxo rapido que não tem farol (Marginal Tiete e Rodovia) então por isso o consumo meio acima do normal na cidade, na estrada ele fez incriveis 11,2 km/l porem acredito que de pra aumentar porque só tive a oportunidade de fazer uma viagem até agora

Conforto interior e acabamento interno: Excepcional, painel bem acabado com courvin e bastante confortavel, a unica coisa que a ford pegou nos modelos ghia foi a falta do apoio central de braço, que você acha no mercado livre por aproximadamente 330,00 R$, fora isso o carro é fora de série

Resumindo o carro está ótimo apesar da quilometragem, sinceramente anda bem pra caramba (Já deixou Cruize e alguns outros afins pra tras rsrs), estavel, confortavel e achei bastante seguro.

Aqui esta a caranga top.... Meio sujo porque não tive tempo de lavar mas.................. tá ai rs

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: 11 Mai 2015, 13:10 

Carro: 2.0, Sedan/Titanium 2015
Profissão: Servidor Público
Data Nascimento: 08 Fev 1977
Galera que tem o Sedan Titanium 2.0 ou mesmo outro sedan visto que são os mesmo motores. Possuo um Sedan Titanium 14/15 ainda com 120Km rodados e 6 dias de uso. Ao andar com o carro com os vidros abertos dentro da cidade, escuto um chiado que antes pensava que era barulho de rolamento ou alguma chapinha encostando nos discos de freios. Mas hoje percebi que esse som vem do próprio motor, é tipo um chiado de chaleira, ou barulho de gás soprando tipo metálico sei lá. É normal esse som?

MensagemEnviado: 02 Jun 2015, 18:42 

Carro: Ford Focus Ghia 2006
Profissão: Advogado
Data Nascimento: 15 Dez 1991
Focus MK1,5 2.0 Ghia 2005/2006

- Qual a Km aproximada ? 73.000

- Quanto tempo você tem o carro? 1 mês Ghia e 7 anos GLX.

- O que você acha do carro?

É meu quinto Focus. Tenho na garagem um outro mk2,5 MT 2.0 2008/2009 que não tenho do que reclamar. Esse Ghia foi um achado, eu vim de um 1.6 Zetec GLX 2004/2004 que perdi em uma batida em um meio fio (comprado em 2008 e bateu em abril), e de longe é meu carro favorito dentre todos que já andei. A empunhadura do volante é inigualável, a posição de dirigir proporciona uma viagem de 15 horas confortável, sem cansaço, não tem simplesmente nenhum defeito de ergonomia! O único "problema" do meu velho GLX 1.6 era o motor, que era bem fraquinho, porém econômico.

O Ghia supriu o único defeito que tinha o GLX e adicionou mimos interessantes como ar digital, teto solar, etc. Na minha opinião é o carro perfeito. O câmbio automático não afeta tanto o consumo, e ele tem feito médias de 8,5 km/l na cidade com ar ligado. Aqui um OBS: o ar digital dele não é do tipo "misturador de ar quente", ele desliga o compressor e só liga quando precisa para manter a temperatura desejada, o que quase não impacta o consumo de combustível. A mecânica é excelente, com exceção de um defeito crônico que deu em todos os meus Duratec 2.0 (tive três, sendo um GLX Sedan, um Flex 2011 - o pior de todos - e o atual 2009 GLX), que são os calços do motor. Não duram muito e são caros.

No mais, ainda tem o detalhe de ele ser extremamente desvalorizado frente aos concorrentes, o que o torna ainda mais atrativo para quem "entende". O meu GLX 2004 rodou comigo de 50 mil km até 176 mil km até bater, e só trocou amortecedores originais com 150 mil, embreagem com 118 mil e nunca realizou manutenção de peças quebradas, apenas preventiva! É um carro robusto digno dos anos 90. Gosto mais dos mk1.5 do que do mk2.5.

Outra curiosidade: o 2.0 automático 2005 tem, na prática, cinco marchas, contando com o travamento do conversor de torque, o que abaixa em 500 rpm o giro da quarta marcha. Isso é muito bom para estrada, pois a 130 km/h o giro encosta em 2800 rpm, o que é muito baixo, e ao mesmo tempo o motor tem a injeção diferente do manual, para que o torque venha mais cedo. É MUITO otimizado. Prova disso é o consumo do carro.

- Defeitos que já teve:

Calços do motor. Tive que trocar os três várias vezes nos três duratec que eu tive.

- Consumo :

1.6 GLX mk1.5 manual: 14 km/l na estrada e 10 na cidade.

2.0 GLX mk2.5 monocombustível manual: 10 na cidade e 15 na estrada.

2.0 GLX mk2.5 Flex manual: Álcool: 7,5 na cidade e 12,5 na estrada. Gasolina: 10 na cidade e 15 na estrada.

2.0 GLX mk1.5 manual: 9 na cidade e 14 na estrada.

2.0 Ghia mk1.5 automático: 8 na cidade e 14,5 na estrada.

Chamam-me do cara dos Focus e perguntam todo dia "tá na hora de sair dessa bolha", mas eu gosto para caramba. O único que achei horrível em relação aos anteriores foi o mk3. Aluguei nos Estados Unidos e achei que pioraram tanta coisa que não consigo colocar em uma lista ou em palavras. Perdeu a essência!

É isso aí, meu depoimento.

MensagemEnviado: 12 Jun 2015, 15:33 

Carro: Ex- Focus Ghia MT 2.0 16V 2002/2003
Profissão: Analista de TI
Data Nascimento: 29 Mai 1978
Focus Sedan Ghia 2003 2.0 Zetec, preto, apelidado pela minha filha mais nova de Banguela :)

- Qual a Km aproximada? 84.000 KM

- Quanto tempo você tem o carro? Aproximadamente 7 meses. Fui o terceiro dono dele.

O carro em sí é fantástico, principalmente por ser um carro com 12 anos e ter todos os itens de segurança de um carro mais moderno como ABS e Airbag duplo. Alguns itens que chamam a atenção nele são:

- Regulagem elétrica do facho do farol;
- Regulagem de altura e profundidade da coluna de direção;
- Regulagem de altura elétrica do banco do motorista;
- O temporizador do limpador de pára-brisa é muito bom, pois te permite um tempo maior ou menor, dependendo da tua necessidade, para limpar o pára-brisa sem a necessidade de ficar alternando toda hora o modo dele;
- Controle do rádio na coluna de direção;
- Freio a disco nas 4 rodas.

O acabamento é muito bom, os bancos são de veludo estão em excelente estado.

Em relação a manutenção, aqui no Ceará, onde o povo gosta de Corolla, dá raiva as vezes, pois é complicado encontrar determinadas peças por aqui, como uma simples mangueira de radiador, pois o Focus não é um carro muito comum de se ver rodando nas ruas daqui, mas no geral, não acho a manutenção dele complicada, pelo contrário.

- Defeitos que já teve

Essa é uma história a parte, pois quando comprei esse carro, antes de fechar negócio, levei ele até meu mecânico, um cara que trabalhou por 30 anos em concessionária Ford e possui uma bagagem muito boa em relação a esse carro.

Na avaliação que ele fez, só precisei trocar a junta da tampa de válvulas, que estava ressecada; a correia dentada com os esticadores e o reservatório de água, que o dono anterior ao último dono, quebrou um dos tubos de retorno e ao invés de trocar o reservatório como qualquer um faria, fez o favor de colar com durepóxi. Meu gasto na época foi de cerca de R$ 1.000,00 com peças e mão-de-obra, pois troquei a junta pela original, assim como o reservatório e a correia dentada / rolamentos, além da troca de óleo, filtro e velas. Depois disso rodei com ele por uns 6 meses sem problemas, até que ele esquentou comigo na estrada e acabei tendo de trocar válvula termostática, radiador e duas mangueiras: A inferior e a do ar quente, que rasgou.
Agora preciso trocar urgentemente a mangueira superior do radiador, que está inchada e pode se romper.

Apesar desses problemas, ainda acho que vale a pena acertar e ficar com o carro, pois são problemas que resolvo e não voltam mais, pelo menos até agora. Mas tem horas que bate um desânimo por conta disso, pois fico com raiva dos donos anteriores, por não terem cuidado do carro como deveriam e por conta disso, pago o pato agora.

Mas, como diz um amigo meu, dono de um Escort 98 1.6: "Esse é o preço que se paga por ter um carrão, que anda melhor que muito carro novo, mas que como todo carro usado, sempre foi negligenciado em alguma coisa".

O consumo dele, na cidade fica entre 5.5 e 6.4/L e na estrada, rodando "normal", fica em 12,5 - 13.0 KM/L. Infelizmente ele é gasolina, só o 2003 / 2004 é que foi lançado com motor flex, se não me engano.

Agora, espero que até o final desse ano, ou no máximo até o meio do próximo, eu possa pegar um mais, MK 1,5 ou 2,5, e se possível Ghia novamente, pois apesar dos problemas, me apaixonei pelo carro, apesar de dirigi-lo muito pouco, pois quem mais o utiliza é minha mulher, que também adorou o carro, apesar do tamanho.

Criar novo tópico Responder  [ 79 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas