FocusClube.NET

Ford Focus, um carro para quem gosta de carro!
Bem-vindo: 01 Dez 2020, 17:27

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 1370 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 ... 92  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: 09 Set 2008, 20:09 

Carro: Ford Focus Hatch Ghia 2008/2008
Vai uma dica, o 5W30 Motorcraft é o mesmo óleo, literalmente, que o AC Delco vendido nas concessionárias GM. Aqui em Brasília compro a R$9,50 o litro, mas comprando uma caixa inteira.

Título:
MensagemEnviado: 09 Set 2008, 20:29 

Carro: Focus 1.8 16v 2003
Profissão: Moderador de fórum
Data Nascimento: 11 Jan 1982
RoNiN escreveu:
Vai uma dica, o 5W30 Motorcraft é o mesmo óleo, literalmente, que o AC Delco vendido nas concessionárias GM. Aqui em Brasília compro a R$9,50 o litro, mas comprando uma caixa inteira.

Então Motorcraft = AC Delco = Havoline 5W30 mineral???

Quantos litros vêm numa caixa inteira? Isso é preço pra pessoa física?

Título:
MensagemEnviado: 09 Set 2008, 21:15 

Carro: Hatch Ghia
Profissão: Engenheiro
Data Nascimento: 01 Mar 1978
A informação do BetoZC procede! Comprei um litro do Motorcraft 5W30 e ele é fabricado pela Chevron Brasil (Texaco). Logo nosso Motorcraft é um Havoline 5W30.
Como o Havoline possui um certificado da GM, é muito provável que o AC Delco seja o mesmo também, como disse o RoNiN.

Imagem

Imagem

Imagem

BetoZC escreveu:
RoNiN escreveu:

Então Motorcraft = AC Delco = Havoline 5W30 mineral???

Quantos litros vêm numa caixa inteira? Isso é preço pra pessoa física?

Título:
MensagemEnviado: 09 Set 2008, 22:15 

Carro: Ford Focus Hatch Ghia 2008/2008
Sim, são todos o mesmo óleo. Numa caixa vem 24 litros, então é complicado comprar sozinho, eu sempre divido com outra pessoa quando compro. Aqui vende pra pessoa física, mas vai de cada concessionária.

Título:
MensagemEnviado: 10 Set 2008, 01:13 
MadScy escreveu:
JP escreveu:
MadScy escreveu:
Sim JP, dada uma mesma classificacao xWy, ha diferencas em inumeros parametros. O que eu quis dizer eh que nao o fato do oleo ser mineral ou sintetico nao diz nada a nao ser o periodo de troca, que no ultimo eh maior.

A proposito pessoal, qual oleo 5W30 voces usam? Hoje troquei o oleo e coloquei o Lubrax Valore. Algo que desabone este oleo no Focus 1.6 a gasolina?

Madscy, diz sim.

Os aditivos colocados no óleo e e a base dele determinam a estabilidade do óleo durante a variação de pressão e temperatura e o comportamento do óleo em temperaturas extremamente baixas ou extremamente altas.

As classificações de viscosidade da fase fria e fase quente determinam uma faixa de viscosidade que o óleo tem de estar naquela temperatura, mas não como ele se comporta acima ou abaixo dela.

E os aditivos ajudam nesse comportamento e tornam o óleo mais estável.

Por isso, o filme do óleo e sua duração são melhores em óleos sintéticos que minerais.

JP

Deixe-me colocar de outra forma: voce pode usar um oleo mineral ou sintetico com a mesma especificacao basica xWy. A unica coisa que vai mudar eh que com o oleo mineral voce tera que trocar oleo em periodos mais curtos do que trocaria com oleo sintetico.

O que importa eh se o oleo de uma dada especificacao xWy esta em conformidade com API Z e ACEA W. E tem tanto oleo mineral quanto oleo sintetico que atendem as 2 normas para uma dada especificacao xWy.

Na minha Marea Turbo, por exemplo, eu uso um oleo mineral 15W50 que atende a API SL e a ACEA A3. O oleo sintetico 15W50 disponivel no mercado tambem atende a API SL e a ACEA A3, mas a nenhuma outra norma superior. Sim ha algumas diferencas em valores de parametros desses 2 oleos, afinal as normas definem faixas e limites e nao valores absolutos, mas eu posso usar um ou outro oleo no meu carro sem qualquer prejuizo ao motor. A unica coisa que preciso me atentar eh o periodo de troca mais curto.

Inclusive no manometro de pressao do oleo a gente consegue ver que se colocar um oleo mineral ou um oleo sintetico e sentar a bota por um bom tempo na cidade, situacao onde esquenta muito, a pressao do oleo sera a mesma; claro que em caso extremo o oleo mineral pode abrir o bico antes, mas nunca passei por isso. A diferenca perceptivel mesmo a gente percebe nos tempos de troca. Com uns 4000km mais ou menos da pra ver no manometro que a pressao do oleo fica em niveis inferiores ao normal, o que indica que passou da hora de trocar o oleo.

[]s
Marcos

Concordamos no mesmo ponto então: o período de troca não é a única diferença entre os óleos mineral e sintético.

JP

Título:
MensagemEnviado: 11 Set 2008, 21:55 
MadScy escreveu:
Sim JP, dada uma mesma classificacao xWy, ha diferencas em inumeros parametros. O que eu quis dizer eh que nao o fato do oleo ser mineral ou sintetico nao diz nada a nao ser o periodo de troca, que no ultimo eh maior.

A proposito pessoal, qual oleo 5W30 voces usam? Hoje troquei o oleo e coloquei o Lubrax Valore. Algo que desabone este oleo no Focus 1.6 a gasolina?

No meu flex troquei o mineral que a ford coloca na revisão pelo repsol elaion 5W30 semi sintetico.. paguei R$16,00/litro. Dá pra notar diferença quando o motor tá frio, na próxima troca vou colocar 100% sintético.

Título:
MensagemEnviado: 12 Set 2008, 10:41 

Carro: Ford Focus
Profissão: Professor
Data Nascimento: 08 Mai 1988
Troquei o óleo pelo Motorcraft 5w30 e já notei uma diferença importante: o consumo, inquestionavelmente, caiu. Passei de uma média na cidade de 9 para mais de 10 km/l quase que instantaneamente (antes eu rodava 135km com 15 litros. Depois do último abastecimento eu já rodei 151km e o ponteiro ainda não chegou no ponto que eu uso para referenciar o momento de reabastecer). Isso praticamente confirma que colocaram 20W50 na última revisão. Olho vivo nas concessionárias!

Título:
MensagemEnviado: 12 Set 2008, 11:29 
Elas não fizeram nada da revisão além da troca de óleo ? Não consigo imaginar aonde isso influenciaria no consumo ...

Não foram trocadas velas, limpeza da borboleta, reset da injeção, nada ?

JP

Título:
MensagemEnviado: 12 Set 2008, 11:51 

Carro: Hatch Ghia
Profissão: Engenheiro
Data Nascimento: 01 Mar 1978
JP escreveu:
Elas não fizeram nada da revisão além da troca de óleo ? Não consigo imaginar aonde isso influenciaria no consumo ...

Não foram trocadas velas, limpeza da borboleta, reset da injeção, nada ?

JP

A viscosidade do óleo influencia o consumo sim!
Imagine 2 cituações extremas: Tente mexer uma colher em um copo cheio de água e depois faça a mesma coisa com um copo cheio de mel. Veja que mexendo a colher na mesma velocidade nas 2 cituações vc vai gastar muito mais energia na de mel.
É claro que a diferença entre o 5W30 e do 20W50 não é tão absurda quanto a do meu exemplo, mas pode ter certeza que influencia.

Título:
MensagemEnviado: 12 Set 2008, 11:55 

jp,
com óleo + grosso, o motor faz + força para se movimentar. gasta + energia para ter o mesmo rendimento. eu, por pura burrada coloquei 20w50 na última troca. o carro tava fazendo 9,5km/l. rodei uns 1000km
depois apliquei militec, o consumo passou para 10,5km/l. agora, já rodei + 2000km e vou trocar por 5w30. acredito que deva melhorar + o consumo.
abs.

Título:
MensagemEnviado: 12 Set 2008, 13:48 

Carro: Ford Focus
Profissão: Professor
Data Nascimento: 08 Mai 1988
Bom, o meu caso é que o carro saiu da revisão fazendo 9 por litro e depois que eu troquei o óleo pelo 5W30, o consumo caiu intantaneamente para mais de 10 por litro. Ainda não sei a resultante exata pois ainda estou no meio da aferição, mas até agora eu já rodei 30 quilômetros a mais com uma quantidade menor de gasolina. Isso, para mim, já parece um indício irrefutável de queda de consumo causada pela troca do óleo. Não houve nenhuma mudança no meu padrão de utilização do carro. Vou continuar aferindo e depois eu digo o resultado final.

Abs.

Título:
MensagemEnviado: 12 Set 2008, 14:25 

Carro: C4 VTR
Profissão: Técnico
Data Nascimento: 14 Set 1985
Bom, a fiat com o Mille Economy trocou o óleo pra ganhar em consumo...

Título:
MensagemEnviado: 12 Set 2008, 14:33 

Carro: Focus Sedan GLX 2002/2003
Profissão: Administrador
Data Nascimento: 18 Out 1978
Putz, tenho que rever meus conceitos, estava usando o 20w 50, estava errado.
Na próxima vou colocar 5w 30 ou pelo menos um 10w 40

Título:
MensagemEnviado: 12 Set 2008, 15:08 
Bom, sempre se aprende algo, mas não estou convencido que a mudança do óleo altera o consumo, pelo menos não de maneira significante.

E sobre o lançamento do Mille Economy, não há nenhuma informação que a mudança de óleo foi para melhoria de consumo, nem a própria Fiat informa isso no release. Tem certeza da informação ?

Cético,
JP

Título:
MensagemEnviado: 12 Set 2008, 15:19 

Carro: Focus 1.8 16v 2003
Profissão: Moderador de fórum
Data Nascimento: 11 Jan 1982
brcorrea escreveu:
Bom, o meu caso é que o carro saiu da revisão fazendo 9 por litro e depois que eu troquei o óleo pelo 5W30, o consumo caiu intantaneamente para mais de 10 por litro. Ainda não sei a resultante exata pois ainda estou no meio da aferição, mas até agora eu já rodei 30 quilômetros a mais com uma quantidade menor de gasolina. Isso, para mim, já parece um indício irrefutável de queda de consumo causada pela troca do óleo. Não houve nenhuma mudança no meu padrão de utilização do carro. Vou continuar aferindo e depois eu digo o resultado final.

Abs.

Pois é, meu amigo tinha um Ka 1.0 e falou que o consumo melhorou bastante quando ele trocou o 20W50 pelo 5W30.

Como eu falei anteriormente, usar 20W50 no RoCam é crime! hauahauahua