FocusClube.NET

Ford Focus, um carro para quem gosta de carro!
Bem-vindo: 01 Dez 2020, 17:54

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 1370 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ... 92  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: 04 Set 2008, 21:57 

De fato fui impreciso. Todo motor esta sujeito a borra, mas os multivalvulas sao mais susceptiveis, como explicado pelo nosso colega Dilson.

A combinacao de galerias e componentes compactos, com alta temperatura e combustivel de baixa qualidade aliada a periodos de trocas de oleo prolongadas eh fatal.

No Clube do Marea fizemos um estudo bem legal sobre oleo e um levantamento bem completo sobre trocas de oleo com os usuarios. Do estudo concluimos que:
- devemos sempre trocar oleo e filtro de oleo
- do ponto de vista de lubrificacao, dada uma mesma espec basica de oleo (ex: 10W40) nao ha diferenca entre mineral, sintetico e semi-sintetico; o que muda eh a tolerancia a oxidacao, que eh menor no mineral; isto quer dizer que se usar oleo mineral tem que efetuar trocas mais cedo;
- carro que roda em estrada pode trocar oleo em periodos maiores em funcao do motor trabalhar em temperaturas mais baixas e, consequentemente, do oleo sofrer menos e manter suas propriedades por mais tempo
- o momento mais critico de lubrificacao eh o da partida

[]s
Marcos

Título:
MensagemEnviado: 05 Set 2008, 11:48 
Eu entendo da seguinte forma:

Entre dois óleos com a mesma especificação de viscosidade (5W30, por exemplo), a mesma classificação API e ACEA e de mesma base (mineral, sintética), existem diferenças, ainda que pequenas, nos óleos, especialmente nos semi-sintéticos.

A base do óleo e seus aditivos, também limitam a abrangência de viscosidade e certas viscosidades só existem em óleos semi-sintéticos ou sintéticos.

Com relação ao prazo de troca de óleo, o óleo deve ser trocado pela quilometragem ou por tempo, o que ocorrer primeiro.

JP

Título:
MensagemEnviado: 06 Set 2008, 22:34 

Sim JP, dada uma mesma classificacao xWy, ha diferencas em inumeros parametros. O que eu quis dizer eh que nao o fato do oleo ser mineral ou sintetico nao diz nada a nao ser o periodo de troca, que no ultimo eh maior.

A proposito pessoal, qual oleo 5W30 voces usam? Hoje troquei o oleo e coloquei o Lubrax Valore. Algo que desabone este oleo no Focus 1.6 a gasolina?

Título:
MensagemEnviado: 07 Set 2008, 15:18 

Carro: Focus hatch 1.6 GLX 10/11
Profissão: registrador
Data Nascimento: 09 Set 1975
Esse Lubrax Valora é excelente. Na embalagem, inclusive, menciona que ele foi aprovado pela Norma da Ford. Pode usar tranquilo.

Título:
MensagemEnviado: 07 Set 2008, 22:21 

Carro: Focus 1.8 16v 2003
Profissão: Moderador de fórum
Data Nascimento: 11 Jan 1982
MadScy escreveu:
Sim JP, dada uma mesma classificacao xWy, ha diferencas em inumeros parametros. O que eu quis dizer eh que nao o fato do oleo ser mineral ou sintetico nao diz nada a nao ser o periodo de troca, que no ultimo eh maior.

A proposito pessoal, qual oleo 5W30 voces usam? Hoje troquei o oleo e coloquei o Lubrax Valore. Algo que desabone este oleo no Focus 1.6 a gasolina?

Uso o Motorcraft mesmo, gostei muito do preço (pouco mais de R$ 13,50 o litro).

Esse tópico ficou show com as explicações técnicas, quero ver quem vai usar óleo grosso no RoCam a partir de agora! :lol: :lol:

Título:
MensagemEnviado: 07 Set 2008, 23:20 

Carro: C4 VTR
Profissão: Técnico
Data Nascimento: 14 Set 1985
BetoZC escreveu:
MadScy escreveu:

Esse tópico ficou show com as explicações técnicas, quero ver quem vai usar óleo grosso no RoCam a partir de agora! :lol: :lol:

Sempre tem alguém...

Depois que eu vi caboclo colocando 20W50 em fusion, que pede 0W20 não duvido de mais nada...

Título:
MensagemEnviado: 08 Set 2008, 09:32 

Carro: Focus GL 2004
BetoZC escreveu:
MadScy escreveu:

Eu mesmo só usava graxa , por falta de informação ,ainda achava que oleo mais grosso era melhor pro carro.. :oops:

mas agora só 5w30....

abraço :D

Título:
MensagemEnviado: 08 Set 2008, 10:27 

Carro: Ford Focus
Profissão: Professor
Data Nascimento: 08 Mai 1988
Caramba... comprei o meu numa concessionária Citroen, que fez uma revisão pós-venda que incluiu troca de óleo. Algo me diz que há grandes chances de ele terem usado um 20w50... Vou trocar óleo e filtro hoje mesmo! Concessionária de carro francês revisando Focus não deve ser lá um coisa muito boa não...

Título:
MensagemEnviado: 08 Set 2008, 10:36 
MadScy escreveu:

Madscy, diz sim.

Os aditivos colocados no óleo e e a base dele determinam a estabilidade do óleo durante a variação de pressão e temperatura e o comportamento do óleo em temperaturas extremamente baixas ou extremamente altas.

As classificações de viscosidade da fase fria e fase quente determinam uma faixa de viscosidade que o óleo tem de estar naquela temperatura, mas não como ele se comporta acima ou abaixo dela.

E os aditivos ajudam nesse comportamento e tornam o óleo mais estável.

Por isso, o filme do óleo e sua duração são melhores em óleos sintéticos que minerais.

JP

Título:
MensagemEnviado: 08 Set 2008, 19:58 

Carro: Focus 2.0 Ghia 2001
Profissão: Organizador de Eventos
Data Nascimento: 22 Mar 1982
Utilizei no meu carro o ELAION da REPSOL na viscosidade 5w40, pois não encontrei o 5w30 100% sintético....

O 5w30 que achei era de base sintética.. e o 5w40 100% sintético... E senti que o motor esta trabalhando mais quetinho...

Muito bom!

Imagem
Imagem

Título:
MensagemEnviado: 09 Set 2008, 10:03 

Bom dia pra todos,
fiz a burrada de colocar 20w50 no meu carro (só rodei 3000km com esse óleo). como já tinha falado aqui no forum, em junho apliquei flush, troquei o óleo, e coloquei Militec.
Realmente vi uma boa diferença no comportamento do motor(não escuto nenhum barulho estranho quando liga de manhã).
essa semana vou colocar 5w30 sem aplicar flush antes. Pergunto eu, se jogar + uma garrafinha de militec, será que terei uma melhor cobertura do produto no motor, ou não vai fazer diferença ?
o carro tá com 58000km
ghia 03 aut.

esse tópico ficou bem informativo.
vlw.

Título:
MensagemEnviado: 09 Set 2008, 19:23 

JP escreveu:
MadScy escreveu:

Madscy, diz sim.

Os aditivos colocados no óleo e e a base dele determinam a estabilidade do óleo durante a variação de pressão e temperatura e o comportamento do óleo em temperaturas extremamente baixas ou extremamente altas.

As classificações de viscosidade da fase fria e fase quente determinam uma faixa de viscosidade que o óleo tem de estar naquela temperatura, mas não como ele se comporta acima ou abaixo dela.

E os aditivos ajudam nesse comportamento e tornam o óleo mais estável.

Por isso, o filme do óleo e sua duração são melhores em óleos sintéticos que minerais.

JP

Deixe-me colocar de outra forma: voce pode usar um oleo mineral ou sintetico com a mesma especificacao basica xWy. A unica coisa que vai mudar eh que com o oleo mineral voce tera que trocar oleo em periodos mais curtos do que trocaria com oleo sintetico.

O que importa eh se o oleo de uma dada especificacao xWy esta em conformidade com API Z e ACEA W. E tem tanto oleo mineral quanto oleo sintetico que atendem as 2 normas para uma dada especificacao xWy.

Na minha Marea Turbo, por exemplo, eu uso um oleo mineral 15W50 que atende a API SL e a ACEA A3. O oleo sintetico 15W50 disponivel no mercado tambem atende a API SL e a ACEA A3, mas a nenhuma outra norma superior. Sim ha algumas diferencas em valores de parametros desses 2 oleos, afinal as normas definem faixas e limites e nao valores absolutos, mas eu posso usar um ou outro oleo no meu carro sem qualquer prejuizo ao motor. A unica coisa que preciso me atentar eh o periodo de troca mais curto.

Inclusive no manometro de pressao do oleo a gente consegue ver que se colocar um oleo mineral ou um oleo sintetico e sentar a bota por um bom tempo na cidade, situacao onde esquenta muito, a pressao do oleo sera a mesma; claro que em caso extremo o oleo mineral pode abrir o bico antes, mas nunca passei por isso. A diferenca perceptivel mesmo a gente percebe nos tempos de troca. Com uns 4000km mais ou menos da pra ver no manometro que a pressao do oleo fica em niveis inferiores ao normal, o que indica que passou da hora de trocar o oleo.

[]s
Marcos

Título:
MensagemEnviado: 09 Set 2008, 19:28 

Alan Fernandes escreveu:
Boa noite pessoal!

Sou novo aqui e hoje troquei o óleo pelo 5W30 Valora. O que acham desse óleo?

Abraços!

Fiz a mesma pergunta e me responderam que o oleo eh otimo pro Focus.

Título:
MensagemEnviado: 09 Set 2008, 19:29 

blkfocus escreveu:
Bom dia pra todos,
fiz a burrada de colocar 20w50 no meu carro (só rodei 3000km com esse óleo). como já tinha falado aqui no forum, em junho apliquei flush, troquei o óleo, e coloquei Militec.
Realmente vi uma boa diferença no comportamento do motor(não escuto nenhum barulho estranho quando liga de manhã).
essa semana vou colocar 5w30 sem aplicar flush antes. Pergunto eu, se jogar + uma garrafinha de militec, será que terei uma melhor cobertura do produto no motor, ou não vai fazer diferença ?
o carro tá com 58000km
ghia 03 aut.

esse tópico ficou bem informativo.
vlw.

Ja discutimos muito militec no Clube do Marea e nao ha conclusao nenhuma: alguns acreditam e outros nao.

Considerando que o fabricante faz o motor para durar pelo menos uns 300.000km e nao recomenda nada alem do oleo, acho que nao vale a pena gastar seu dinheiro com militec, que custa uns R$ 60,00 a garrafinha.

[]s
Marcos

Título:
MensagemEnviado: 09 Set 2008, 19:32 

Carro: Hatch Ghia
Profissão: Engenheiro
Data Nascimento: 01 Mar 1978
Na minha opinião se atente a norma Ford WSS-M2C913-B (como é o caso do Valora) é bom para nossos Focus.

MadScy escreveu:
Alan Fernandes escreveu:
Boa noite pessoal!

Sou novo aqui e hoje troquei o óleo pelo 5W30 Valora. O que acham desse óleo?

Abraços!

Fiz a mesma pergunta e me responderam que o oleo eh otimo pro Focus.

Criar novo tópico Responder  [ 1370 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ... 92  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas