FocusClube.NET

Ford Focus, um carro para quem gosta de carro!
Bem-vindo: 18 Nov 2019, 17:10

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 79 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 17 Out 2017, 09:05 
Offline

Registrado em: 06 Mar 2017, 23:12
Mensagens: 1
Sexo: Masculino
Carro: Focus Fastback Titanium 2016
Localização: Porto Alegre - RS
Profissão: Administrador
Data Nascimento: 22 Jun 1988
No início deste ano comprei um Focus Fastback Titanium, 2016, usado. Estou com carro a 10 meses, e já rodei 15 mil km. Minhas considerações (de alguém que não entende nada de mecânica) sobre o modelo:

- Dirigibilidade: achei ótima. Vários ajustes e bancos confortáveis, trazem uma experiência muito boa. O carro tem uma estabilidade ótima.

- Consumo: Faço entre 9 e 10 km/l na cidade, andando num trânsito "semi-intenso". Na estrada, andando entre 100 e 120 km/h, o carro tem uma autonomia na média de 15km/l. Neste ponto, fiquei muito satisfeito. (anteriormente tinha uma Jetta Variant que vivia no posto de gasolina)

- Computador de bordo e multimídia: O computador de bordo trás bastante informação e de forma clara. Gosto do modo dividido onde consigo ver a média de consumo instantânea, média de consumo geral, km rodada e autonomia com a gasolina que ainda tem no tanque. Em relação a multimídia, achei rápida se comparada com de outros carros, e bem visual. Porém, o que me desagrada bastante, é um carro de 2016 vir com um GPS onde não constam ruas e estradas construídas antes de 2015 (Rodovia do Parque, no RS por exemplo) e não existe atualização para tal.


- Ruídos: motor muito silencioso. As vezes, inclusive, entro no carro e o ligo, e antes de sair mexo no celular, ou me distraio o suficiente para não me lembrar se já havia ligado o carro. Algumas vezes acabo achando que o mesmo está desligado, de tão silencioso. Agora, não posso falar o mesmo dos ruídos internos gerais. Painel faz barulho, cinto de segurança faz barulho... Já reclamei em uma revisão, e verificaram e melhoraram os itens, porém, na minha percepção, nada mudou.

Vou relatar os problemas que estou tendo com o carro, que talvez estejam me fazendo reavaliar ficar com o mesmo:

- Caixa de direção: na minha primeira revisão, reclamei do barulho da mesma. Foi constatado que precisaria ser trocada. Foi trocada, e tão logo trocada, voltou a dar barulho. Na segunda revisão reclamei novamente, e deve ser trocada mais uma vez.

- Câmbio Powershift, pelo menos no meu carro, me gerou um desgosto enorme. Reclamei de alguns problemas em retomada, algumas vezes que o carro perdeu potência em lombas, e algumas vezes onde estava dando ré e o carro deu um trancaço e parou (como se a marcha tivesse "desengatado"). Solicitaram a troca da embreagem em garantia, que ainda não foi feito.

Os dois itens acima estão criando minha maior dor de cabeça junto a FORD. Passo 50% da minha km rodada na estrada, e estes problemas acabam se potencializando pois em uma retomada de velocidade, em uma pisada para ultrapassagem, uma subida de serra, é lamentável o comportamento do câmbio e embreagem. Estou há 2 meses aguardando a concessionária me chamar para efetuar a troca da Caixa de Direção e Embreagem, prometidas para 30 dias, e até hoje nada.
Outro ponto desagradante é o atendimento (conforme citado previamente acima), tanto da Concessionária (Copagra Porto Alegre), onde não tenho retorno algum, posicionamento algum, quanto da assistência técnica da FORD, onde já tenho um protocolo aberto há 15 dias, e eles se comprometem em verificar com a concessionária e me contatar "no dia seguinte", e até hoje não foi feito. Me preocupa os relatos que vi, de pessoas que tem o mesmo problema e já aguardam a 6 meses...

Os citados acima acabam fazendo minha experiência com a Ford ser um tanto desagradável, e sinceramente espero demais que com estas trocas de Caixa de Direção e Embreagem o carro apresente uma experiência de condução melhor. Sinceramente, algumas vezes já ponderei trocar o carro por outro semelhante de outra marca, por conta da experiência ruim e principalmente da assistência dada pela concessionária e pela montadora.

Hoje, infelizmente, não recomendaria o modelo a ninguém.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 06 Nov 2017, 07:33 
Offline
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 04 Jun 2011, 20:58
Mensagens: 1759
Localização: Esteio (RS)
Sexo: Masculino
Carro: Ford Focus Hatch Ghia Zetec 16V Manual 2004
Localização: Esteio (RS)
Profissão: Servidor Público
Data Nascimento: 05 Mar 1978
thomashz escreveu:
Os citados acima acabam fazendo minha experiência com a Ford ser um tanto desagradável, e sinceramente espero demais que com estas trocas de Caixa de Direção e Embreagem o carro apresente uma experiência de condução melhor. Sinceramente, algumas vezes já ponderei trocar o carro por outro semelhante de outra marca, por conta da experiência ruim e principalmente da assistência dada pela concessionária e pela montadora.


1) abra um "protocolo" junto ao SAC da Ford pedindo acompanhamento do caso, relatando sua insatisfação.

2) se não ajudar, troque de concessionária.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

_________________
Image
Focus Hatch Ghia 2004 Zetec 16V Manual
Ex-Focus Sedã 2003/4 Zetec 1.8 16V
Ex-Megane Grand Tour Dyn 2.0 Preta


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 10 Jan 2018, 20:36 
Offline

Registrado em: 10 Set 2017, 15:24
Mensagens: 1
Sexo: Masculino
Carro: Focus Hatch Ghia 2002/2003
Localização: Santo André - SP
Profissão: Analista de Redes
Data Nascimento: 05 Jan 1982
- Carro (exemplo: Ford Focus MK1/MK1,5/MK2,5, ano, motorização, versão, etc)
Ford Focus Hatch, 2002/2003, Ghia 2.0 Zetec.

- Qual a Km aproximada ?
122000km

- Quanto tempo você tem o carro?
3 anos

- O que você acha do carro (acabamento, manutenção, itens de série, concessionárias e etc)?
O acabamento é ótimo, o meu veio com bancos, volante e manopla do câmbio em couro. Ajuste do volante em altura e profundidade, regulagem do facho do farol elétrico, e regulagem da altura do banco do motorista elétrico... mimos que não se acha nem em carros de categoria maior hoje em dia. Suspensão traseira multi-link deixa o carro parecendo que anda em trilhos. Freio a disco nas 4 rodas e ABS já me salvou em algumas situações...

- Defeitos que já teve
Bom, quanto a isso, não tive muita sorte... peguei o carro com 98000Km e hoje está com 122000Km, rodo com ele todo dia e desde que peguei ele já tinha alguns problemas com o Atuador marcha lenta e Cebolinha da Luz de Ré. A loja fez a troca e resolveu... temporiamente.
Depois da garantia da loja, aí que começaram os problemas maiores... Vazamentos de óleo em vários locais, cárter, estouro da tampa do reservatório de água devido a pressão, vazamentos de água constantes. Feito cabeçote, troca de junta, etc. Depois o compressor do A/C começou a vazar um liquido verde... trocado. A volta do problema do atuador de marcha lenta... novamente trocado. Sensor de velocidade (defeito já manjado do Focus). E agora recentemente, trocado a caixa de direção que estava batendo e vazando, bomba d'agua e o cavalete da valvula termostática.

- Consumo : (Tipo de Combustível, km rodada com 1l, e percurso utilizado normalmente)
Sempre abasteci com Gasolina Aditivada, faço média de 10.2km/l na cidade, porém sempre pego pouco trânsito durante o meu trajeto.

É um ótimo carro, sempre cuidei muito bem dele, e mesmo assim continua dando problemas. Li vários relatos de proprietário que mal tiveram problemas maiores, fora manutenções por desgaste. Talvez por negligência do antigo dono, os problemas estouraram (e ainda estão estourando...) na minha mão. Estou a procura de outro carro, talvez o MK2 ghia/Titanium, ou Nissan Tiida.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 12 Jun 2019, 17:28 
Offline

Registrado em: 08 Jun 2017, 15:49
Mensagens: 4
Localização: Santo André, SP
Sexo: Masculino
Carro: Focus Sedam GLX 1.6 Rocam 2005
Localização: Santo André
Profissão: Gerente de Projetos
Data Nascimento: 16 Set 1974
sergiobalbino74 escreveu:
Focus 1.8 16v HATCH MK1 ano 2002 - Preto
comprado aos 178 mil km hj esta com 179000 km

Opinião neste um mês que estou com o carro:

1- Consumo: 7 (fazendo média de 8,2 km/l)
2- Posição ao dirigir: 9 (Melhor carro em posição que tive até hoje! E tenho 1.92m)
3- Suspensão: 8 (Até o momento, estou besta com a suspensão dele)
4- Motor: 7,5 (Já é um velho conhecido... tive um Escort SW com esta motorização e achava excelente)
5- Cambio: 9 (Engates curtos e justos)
6- Ruido: 8 (Extremamente silencioso, pela idade e pela km...
7- Acabamento: 6,5 (não que esteja ruim, os bancos estão excelentes e os carpetes idem, mas faltou carinho dos donos anteriores e o painel e a forração das portas estão um pouco sujas, mas nada que um tempinho e dedicação não deixe zerado)
8- Som: 7,5 (Veio sem aparelho. Coloquei um velho CD Player panasonic e me surpreendi com os falantes).
...................................................................

defeitos ...

- Veio com um ruido chato no freio. Estava com os discos empenados. Mandei dar um passe e a trepidação melhorou mas o ruído continuou (do lado esquerdo). Troquei hoje as pastilhas e parece que resolveu.
- Está com um pequeno vazamento na bomba hidráulica, mas não sei dizer se é a pela ou alguma mangueira. Vai semana que vem para o mecânico da loja que comprei. Ele tinha um vazamento de oleo no bujão do carter, mas foi trocado e está ok.
- Veio bem desalinhado e desbalanceado. Mandei fazer tudo e agora está ok, apesar de ainda puxar um pouco para o lado esquerdo.
- Quando o tanque fica cheio, tem um odor de gasolina no lado de fora, perto do bocal. Não notei nenhum vazamento, mas não faço idéia do que seja.

nota geral

Bom, não estava procurando Focus. tinha um target de gastar até uns 14 a 15k em um carro que tivesse AC e DH, uma vez que eu estava com um Fiesta MK4 Endura tinha 4 anos (desde que me casei, pois vendi meu Alfa 164 Super e meu Classe A 160 para usar a grana no casório e no apê). Acabei achando este Focus perto de meu trabalho e fui lá "namorar" ele. Foi amor a primeira vista e andada. Gostei demais do conforto, do acabamento e do estado geral do carro que, se não era nada impecável (tem marcas de uso, normal em um carro com 15 anos), está bem cuidado, melhor que muito carro 2010 que ví por ai.

Silencioso (mais que o C3 2010 de minha esposa), bom desempenho (para quem andava com um carro de 50 pocotós. ter um com mais de 100 é um puta upgrade) e principalmente confortável.

Até o momento estou gostando do carro e, mesmo com quase 180000km rodados, o motor está redondinho, nada batendo e nenhum sinal que vá abrir o bico tão cedo.

Gostei demais...


Infelizmente, meu hatch teve perda total pela seguradora... Um motociclista bateu na traseira e o seguro dele disse que o conserto ficaria em 11 mil reais (o carro pela FIPE valia 14 mil). Não queria me desfazer dele, pois tinha investido em manutenções e mimos, quase 10 k no um ano e meio que fiquei com ele.

Bom, pt dado e grana recebida, fui atrás de outro Focus e achei um Sedan 1.6 2005!

Focus 1.6 GLX SEDAN MK1,5 ano 2004/ 2005 - Preto Ebony
Sou terceiro dono dele, comprado aos 141.461 km rodados em Fevereiro deste ano. Hoje está com 143.800 km.

Opinião nestes quatro mêses (praticamente) que estou com o carro:

1- Consumo: 6,5 (fazendo média de 7,6 km/l) - Por ser 1.6, achei que seria mais econômico que o 1.8.
2- Posição ao dirigir: 9 Continuo com a mesma opinião de antes: Melhor carro em posição que tive até hoje! E tenho 1.92m
3- Suspensão: 7,5 (Pela maior dureza da traseira - devido a não ter a barra estabilizadora. Mas ainda é sensacional!)
4- Motor: 7 (Com 13 cv a menos, parece que falta para o maior peso do carro. Mas para meu uso e minha forma de dirigir, é exelente!)
5- Cambio: 7,5 (Comparado com do 1.8, achei ele mais duro e não tão preciso.)
6- Ruido: 7 (mas pelo fato de estar com um rolamento roncando.)
7- Acabamento: 7,5 (o tom escuro do painel e dos tecidos, além dos detalhes em prata do painel e dos filetes das portas melhoraram muito o acabamento )
8- Som: 7,5 (veio com o CDR 4600 Original, mas é limitado em relação à conexões. Coloquei um Pionner MVH-298BT, de 1 din, mas com iluminação vermelha. Odeio o resultado, mas entrega o que preciso - pen drive e conexão BT para telefone e streaming de áudio). Na dúvida entre um 2 dins - central MM ou um midia receiver - oou voltaro original e procurar um adaptador que se encaixe na saida do CD changer e manter o padrão original.
...................................................................

defeitos ...

Aparência externa:
Como é um carro com quase 15 anos de uso, tem algumas marcas nos parachoques e uma mossas que me incomodam. Veio com a pintura bem aspera, mas que com um polimento no último mÊs o deixou bem mais bonito, mas também fez aparecer ainda mais os risquinhos que não saem com o polimento. O parachoque traseiro, que tomou uma encostada de uma moto, está com a pintura trincada, mas isto só vou mexer no segundo semestre, não é prioridade.

As todas também tem alguns riscos que me incomodam, mas serão reparadas e pintadas. Aqui a dúvida se pinto no padrão original ou parto para um tom mais escuro (não preto), inclusive igual a um Focus de um dos membros do clube que já vi no Fórum

Aparência Interna:
Os bancos estão bons, a espuma mega boa e segura bem o corpo, mas o do motorista está um pouco desgastado e sujo. Aliás, tem pequenas marcas de parecem de picados de bituca de cigarro, mas o carro não aparenta ter sido de fumante (pelo menos o último dono não era). Dúvida entre reformar em tecido ou partir para forração em couro (algo bom para limpeza principalmente pois tenho cachorro e um filhinho de 1 ano e dois meses que logo começa a fazer bagunça no carro.
O antigo dono revestiu o volante de couro e eu peguei a antiga manopla de cambio de meu outro carro - que também estava em couro, e repassei para este. Na porta do lado do passageiro, falta uma tampinha do parafuso que fica dentro da fechadura interna. Tenho uma cinza de meu outro Focus, pretendo pinta-la e colocar no lugar.

Mecânica
Achei a embreagem dele dura feito pau. MAs na segunda semana que usei o carro, ela ficou muito mais macia! Não sei dizer o porque, mas o antigo dono estava usando muito pouco o carro e eu o coloquei para uso diário. Acho que faltava "uso" para amacia-la. hehehe
O Cambio como disse acima, não está tão junto os engates quanto meu antigo, mas não está ruim. Preciso ver se o cambio é diferente do antigo e ai pode estar a diferença.
Troquei o coxim do motor que estava estourado e os amortecedores dianteiros com os kits. De verdade este último (amortecedores) acho que fiz merda e nem precisava, mas Inês é morta e pelo menos sei que tenho amortecedores para uns 100.000km agora.

O que preciso fazer: pelo fato de eu ter ficado desempregado logo que peguei o carro, acabei não fazendo o kit básico que é trocar oleo, filtros em geral, velas e cabos de velas, mas como o carro era bem cuidado e o antigo proprietário me deu todo histórico do que fez, deu para manter assim. Mas como estou empregado novamente, a "revisão" dos 144.000km será feito neste mÊs com todas estas trocas.

A princípio, me parece que o rolamento traseiro direito está roncando e bem (não parece o pneu, pois em curvas mais fechadas para a direita, o ruido quase some) e também um barulho de "mola" quando passo em valetas ou buracos um pouco mais "pesados" (principalmente quando minha esposa e meu bebê estão atrás do carro). De verdade, não sei o que é.

E algo que ainda não descobri: uma certa vibração do motor em acelerações mais vigorosas. Tive problemas de trizetas e tulipas no meu antigo 1.8 e não me parece o caso. Meu medo seja que a bomba de combustível possa estar com algum problema. Minha idéia é fazer um teste de pressão e se estiver com problemas, colocar uma nova.

Outro defeito que está igual ao meu antigo é o cheiro de gasolina que aparece quando o tanque está cheio. Já li aqui que pode ser uma mangueira e no meu antigo quase a troquei, mas o mecânico fez um reaperto na bomba de combustível e o cheiro desapareceu. Espero que este seja o mesmo caso gaste menos.

Pelo que vi também, nesta revisão vou também trocar os discos de freios, que estão finos - o antigo dono trocou as pastilhas e deu um passe nos discos - algo que não curto, além das pastilhas também.

Demais, gosto DEMAIS do carro como gostava do outro. Faltam pequenos detalhes para que ele fique na forma que eu quero, mas para um carro que paguei 14 mil (FIPE era 16 e na negociação com o antigo dono, já tinha apontado que ia trocar os amortecedores e coxin) e que tem uma dinâmica de rodagem MUITO superior ao HB20S 2015 de minha esposa! (Ela tinha um C3 que vendemos e pegamos o coreano de meu pai, que o comprou zero km e precisávamos de um carro com portamalas maior).

Quando fizer alguns ups estéticos (parachoques, rodas, som, bancos e etc), posto aqui. Até porque a parte estética não é prioridade mas sim a confiabilidade mecênica, já que ando com meu filho todo dia no carro para deixa-lo na minha sogra.

É isto! :)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 79 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
POWERED_BY
Traduzido por: Suporte phpBB