FocusClube.NET

Ford Focus, um carro para quem gosta de carro!
Bem-vindo: 31 Mar 2020, 02:52

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 1370 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84 ... 92  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 31 Mai 2016, 17:29 

Carro: Focus GL 1.6 2005
Profissão: Advogado
Data Nascimento: 11 Out 1987
Amigos, uma dúvida:

Por um descuido, troquei o óleo e filtro do meu Focus 1.6 8v 2005 (5w30) depois de 12.000 km. Quando o cara do posto abriu o carter, parecia um queijo de fondue escorrendo!! :lol: Formou tipo uma nata no balde onde o óleo escorria!

O Motor está com 102.000 km e só uso gasolina aditivada. Já rodei 20.000 km com ele e, até o momento, sequer sintomas de algum problema, o que me leva crer que a manutenção do carro sempre esteve em dia.

Minha dúvida: levando tudo isso em conta, será que seria necessário usar um flushing ou apenas adiantar a próxima troca de óleo/filtro? Se eventualmente tenha se formado borra, o novo óleo já limpa? Ou o flushing realmente é necessário?

Desde já agradeço!

MensagemEnviado: 31 Mai 2016, 21:18 

Carro: Focus Hatch GLX 1.6 2004/2005
Profissão: Arte finalista
Data Nascimento: 25 Ago 1982
guidolinf escreveu:
Amigos, uma dúvida:

Por um descuido, troquei o óleo e filtro do meu Focus 1.6 8v 2005 (5w30) depois de 12.000 km. Quando o cara do posto abriu o carter, parecia um queijo de fondue escorrendo!! :lol: Formou tipo uma nata no balde onde o óleo escorria!

O Motor está com 102.000 km e só uso gasolina aditivada. Já rodei 20.000 km com ele e, até o momento, sequer sintomas de algum problema, o que me leva crer que a manutenção do carro sempre esteve em dia.

Minha dúvida: levando tudo isso em conta, será que seria necessário usar um flushing ou apenas adiantar a próxima troca de óleo/filtro? Se eventualmente tenha se formado borra, o novo óleo já limpa? Ou o flushing realmente é necessário?

Desde já agradeço!

Cor de café? Creme? Se for, o caso deve ser água passando pro óleo, problema de junta de cabeçote, comum quando não se usa aditivo no arrefecimento.

Borra é bem preta e firme, não é uma troca de óleo atrasada que causa, são várias. Eu andei lendo que o Flush acaba trazendo mais riscos do que vantagens, ele pode soltar uma crosta de borra que não consegue dissolver e acabar entupindo galeria de óleo ou o pescador (trompa de aspiração).

Você troca o óleo a cada quantos km e quanto tempo?
Pelo manual são 10.000 km ou 6 meses. Muita gente esquece dos 6 meses.
O óleo novo se contamina com gasolina e inicia o processo de oxidação. Por isso trocar por tempo, mesmo que rode pouquinho. Óleo oxidado perde suas propriedades e forma borra, além de perder eficiência na lubrificação.

Precisa ver qual o caso que é de fato o seu problema.

MensagemEnviado: 01 Jun 2016, 11:19 
AdministraçãoFC

Carro: Focus Fastback Titanium Plus 2017/2018
Profissão: Engenheiro mecânico
Data Nascimento: 23 Jul 1962
Guidolinf

Se o resíduo tem aparência leitosa (esbranquiçada)provavelmente é contaminação por água. Como Wielewski citou, pode ser junta de cabeçote queimada. O fato de não usar aditivo do sistema de arrefecimento do carro, por si só, não causa a queima da junta, mas diminui a vida útil da bomba d'água e pode causar o travamento da válvula termostática e, aí sim a queima da junta, principalmente nos Zetec Rocam que, pelo seu perfil, é o seu caso.

Eu tenho meus pés atrás quanto ao flushing. É uma prática muito normal em equipamentos industriais e motores marítimos ou de locomotivas mas, nesses casos, utiliza-se uma mão-de-obra mais especializada e os cuidados são bem maiores.

De qualquer maneira, antes de tudo, caso essa "nata" a que vc está se referindo seja realmente esbranquiçada, verifique a junta do cabeçote ou quaisquer outros sinais de vazamento do fluido de refrigeração. Quanto ao período de troca do óleo, quantos meses vc ficou com o óleo no cárter? Que óleo vc está utilizando?

Meu Ex OF: viewtopic.php?f=5&t=3979&p=57180#p57180

MensagemEnviado: 01 Jun 2016, 17:51 

Green Hornet escreveu:
O fato de não usar aditivo do sistema de arrefecimento do carro, por si só, não causa a queima da junta, mas diminui a vida útil da bomba d'água e pode causar o travamento da válvula termostática e, aí sim a queima da junta, principalmente nos Zetec Rocam que, pelo seu perfil, é o seu caso.

Sou novo nesse tipo de motor ainda, pensei numa junta metálica, ela apodrece sem o aditivo.

MensagemEnviado: 02 Jun 2016, 08:19 

Carro: Focus Sedan 2.0 AT 2013/2013
Profissão: Analista de Negócios
Data Nascimento: 05 Out 1975
Wielewski escreveu:
Green Hornet escreveu:
O fato de não usar aditivo do sistema de arrefecimento do carro, por si só, não causa a queima da junta, mas diminui a vida útil da bomba d'água e pode causar o travamento da válvula termostática e, aí sim a queima da junta, principalmente nos Zetec Rocam que, pelo seu perfil, é o seu caso.

Sou novo nesse tipo de motor ainda, pensei numa junta metálica, ela apodrece sem o aditivo.

Cara, o ideal é levar num mecânico e fazer o teste de compressão dos cilindros. Se houver algum divergência grande no teste, é um bom indicativo de queima da junta.
Outro teste a ser feito no mecânico e colocar pressão no sistema de arrefecimento. Se a pressão cair e não houver vazamento aparente é outro indicativo de queima da junta.

Agora se vc está sem tempo ou grana para levar no mecânico. Sugiro pelo menos 1x por semana analisar o nível do líquido de arrefecimento e o nível de óleo do motor.
Veja também se o líquido de arrefecimento não está com uma coloração estranha, tipo café com leite e veja se o óleo se mantém semi transparente. Se esses itens não estiverem legais, tb pode indicar uma queima na junta.

Se tudo lhe parecer normal, pode ser como escreveram aqui o fato do carro ter ficado parado e mantendo o mesmo óleo por muito tempo.

Aí, o lance é trocar o óleo a cada 5.000km. Pois os óleos de boa qualidade possuem aditivos em sua composição e irão promover a limpeza do sistema de forma suave, sem riscos de entupimento da trompa de aspiração do óleo.

abs

MensagemEnviado: 07 Jun 2016, 17:45 

Wielewski escreveu:
guidolinf escreveu:
Amigos, uma dúvida:

Desde já agradeço!

Cor de café? Creme? Se for, o caso deve ser água passando pro óleo, problema de junta de cabeçote, comum quando não se usa aditivo no arrefecimento.

Borra é bem preta e firme, não é uma troca de óleo atrasada que causa, são várias. Eu andei lendo que o Flush acaba trazendo mais riscos do que vantagens, ele pode soltar uma crosta de borra que não consegue dissolver e acabar entupindo galeria de óleo ou o pescador (trompa de aspiração).

O óleo novo se contamina com gasolina e inicia o processo de oxidação. Por isso trocar por tempo, mesmo que rode pouquinho. Óleo oxidado perde suas propriedades e forma borra, além de perder eficiência na lubrificação.

Prezados Amigos,

Obrigado pelas respostas!

Quando me referi a queijo de fondue, era apenas em relação à textura, e não a cor! Peço desculpas por não ter me expressado direito! O óleo estava bem preto, mas extremamente grosso!

O óleo ficou 7 meses no carter e o carro rodou aproximadamente 12.000 km, um pouco menos! Notei relativa perda de potência e que ele não pega mais de primeira, ainda mais no frio de Curitiba.

E aí? Usar flush ou não? Eu não estou querendo...

MensagemEnviado: 08 Jun 2016, 09:01 

Carro: Focus Sedan 2.0 AT 2013/2013
Profissão: Analista de Negócios
Data Nascimento: 05 Out 1975
guidolinf escreveu:
Wielewski escreveu:

Prezados Amigos,

Obrigado pelas respostas!

Quando me referi a queijo de fondue, era apenas em relação à textura, e não a cor! Peço desculpas por não ter me expressado direito! O óleo estava bem preto, mas extremamente grosso!

O óleo ficou 7 meses no carter e o carro rodou aproximadamente 12.000 km, um pouco menos! Notei relativa perda de potência e que ele não pega mais de primeira, ainda mais no frio de Curitiba.

O certo é levar ao seu mecânico de confiança para analisar. Ele vai retirar a tampa de válvulas e o cárter e analisar a situação do motor.
Se a borra estiver média, ele pode aplicar aquele flush corretivo da Koube, que nos vídeos do ADG e do Diego demonstrou ser bem eficiente.
Após a retirada do óleo "podre", vc coloca um óleo da especificação 5w30, mas bem barato, só para fazer a função de enxague do sistema. Roda alguns poucos quilometros e aí sim faz a troca pelo óleo definitivo e mantém as trocas nos intervalos do manual. 6 meses ou 10.000km, o que ocorrer primeiro.

Agora se a borra for grossa, o ideal é mandar desmontar o motor e limpar tudo, pois o flush pode soltar alguma sujeira e entupir alguma galeria de óleo que pode fazer o motor travar por falta de lubrificação.

E tem tb o lance d borra ser bem leve. Lembro que num Uno que tive, havia uma borra leve no motor. Naquela época não conhecia procedimento de flush, nem sei se existia. No caso, comecei a fazer troca de óleo a cada 5.000km. Em 1 ano e após 3 trocas, o carro virou outro. Bem mais econômico e andando bem.

Veja aí o que é melhor para vc. O mais importante é trocar logo o óleo e monitorar o sistema.
Lembrando que os óleos de qualidade já possuem aditivos para limpar e proteger o sistema e pelo fato de não serem tão agressivos ao motor, a troca constante fará com que a limpeza seja gradual.

abs

MensagemEnviado: 08 Jun 2016, 11:11 
AdministraçãoFC

guidolinf escreveu:
Se eu fosse vc, trocaria o óleo e o filtro. Colocaria um óleo SAE 5W-30 e rodaria uns 2.000 ~ 2.500 km e trocaria esse óleo. Rodaria mais outros 2.500 km e trocaria novamente o óleo. Nessas trocas verificaria como está a aparência do óleo usado. Depois disso voltaria a usar o produto normalmente, fazendo as trocas nos intervalos recomendados pela Ford.

MensagemEnviado: 08 Jun 2016, 15:12 

AndreP escreveu:
Cara, o ideal é levar num mecânico e fazer o teste de compressão dos cilindros. Se houver algum divergência grande no teste, é um bom indicativo de queima da junta.
Outro teste a ser feito no mecânico e colocar pressão no sistema de arrefecimento. Se a pressão cair e não houver vazamento aparente é outro indicativo de queima da junta.

Agora se vc está sem tempo ou grana para levar no mecânico. Sugiro pelo menos 1x por semana analisar o nível do líquido de arrefecimento e o nível de óleo do motor.
Veja também se o líquido de arrefecimento não está com uma coloração estranha, tipo café com leite e veja se o óleo se mantém semi transparente. Se esses itens não estiverem legais, tb pode indicar uma queima na junta.

Se tudo lhe parecer normal, pode ser como escreveram aqui o fato do carro ter ficado parado e mantendo o mesmo óleo por muito tempo.

Aí, o lance é trocar o óleo a cada 5.000km. Pois os óleos de boa qualidade possuem aditivos em sua composição e irão promover a limpeza do sistema de forma suave, sem riscos de entupimento da trompa de aspiração do óleo.

abs

Não é pra mim, certo? :D O meu está certinho, ainda bem! :lol:
Citei para ajudar o confrade que de fato tem problemas.

MensagemEnviado: 13 Jun 2016, 10:23 

Green Hornet, AndreP e demais, obrigado aí pela dica! Vou rodar mais um pouco com esse óleo e já vou trocá-lo, em intervalos menores, conforme sugeriram. Não vou usar flush! Obrigado!

MensagemEnviado: 15 Jun 2016, 13:54 

Eduteles escreveu:
Alguém ai já usou óleo de marcas mais caras tipo pentosin ou motul e se sim fez alguma diferença??

Se a especificação é a mesma, fica complicadíssimo acreditar que alguém perceberia uma diferença notória no uso de uma ou outra marcas. Afinal, cumprem com as mesmas exigências e mesmas especificações.

Se houver diferença na qualidade mesmo, e até acredito que exista uma mínima variação, chegaria a ser desprezível.
Teria que testar isso em 2 motores e em bancada, pois o uso diferente do cotidiano já provoca desgastes diferentes. Essa diferença de qualidade apareceria a longo prazo.

A pessoa pode usar o melhor óleo do mundo com combustível meia boca... sem saber, desde que não falhe, ninguém faz análise química de combustível.
Outra pessoa usa um óleo médio, combustível de boa qualidade.
Se lembramos que o combustível contamina e estraga o óleo... quase impossível afirmar qual motor duraria mais.

MensagemEnviado: 11 Jul 2016, 15:09 

Carro: Focus 1.6 Sigma GLX 2012
Profissão: Analista de Sistemas
Data Nascimento: 08 Dez 1987
Boa tarde!

Estou em dúvidas entre o Óleo Castrol Magnatec 5w30 A5 e o novo Motorcraft, derivado do Mobil.

O castrol, já foi o genuíno por um tempo. O que acham? Dizem que o Castrol é superior a esse Motorcraft?

Att.

MensagemEnviado: 11 Jul 2016, 15:57 

Qual API do Motorcraft (Mobil)? Alguém confirma que é SL mesmo?
- Nesse anúncio do ML o Motorcraft está como API SL: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -focus-_JM
- Também vi esse vídeo, segundo ele o Motorcraft seria SL pois sofreu downgrade (reduziu) quando passou a ser Mobil: https://www.youtube.com/watch?v=oWaKGcQJlMo

Esse Castrol A5 é API SN.
http://www.castrol.com/pt_br/brazil/car ... -page.html

SN é 2 gerações superior ao SL.
Citação:
A cada nova classificação os padrões técnicos se tornam mais rigorosos. Atualmente, quanto mais próximo de SN (ex: SM, SL…), melhor será o óleo do ponto de vista técnico. Esta classificação é, teoricamente, o aspecto mais concreto na avaliação prévia de um óleo para motor, e abrange a capacidade de proteção, eficiência usando biocombustíveis, performance com novas tecnologias (injeção direta, turbocompressores, etc), resistência contra formação de borra, economia de combustível, entre outros.
Fonte: http://www.flatout.com.br/especial-lubr ... ificacoes/

Antigamente a Motorcraft era Havoline, depois Castrol... agora Mobil?
Nada me tira da cabeça que estão envasando o mais conveniente pro lucro deles. Nada contra Mobil, usaria fácil, mas então prefiro comprar o óleo direto de quem o produz e a melhor opção deles. Quem gosta de comprar grife acaba prejudicado.

Mobil SN:
http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... il-1-5w-30
http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... o-d1-5w-30
http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... ower-5w-30
Mobil SM:
http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... mula-5w-30

O único Mobil SL seria esse: http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... co-f-5w-30
De acordo com a descrição "é destinado principalmente para atender os requisitos da Ford".

Obs1: Falando do 5w30.
Obs2: Não sou profissional de nada no ramo, foi o que conclui.

MensagemEnviado: 12 Jul 2016, 15:50 

Carro: Focus 1.6 Sigma GLX 2012
Profissão: Analista de Sistemas
Data Nascimento: 08 Dez 1987
Wielewski escreveu:
Qual API do Motorcraft (Mobil)? Alguém confirma que é SL mesmo?
- Nesse anúncio do ML o Motorcraft está como API SL: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -focus-_JM
- Também vi esse vídeo, segundo ele o Motorcraft seria SL pois sofreu downgrade (reduziu) quando passou a ser Mobil: https://www.youtube.com/watch?v=oWaKGcQJlMo

Esse Castrol A5 é API SN.
http://www.castrol.com/pt_br/brazil/car ... -page.html

SN é 2 gerações superior ao SL.
Citação:
A cada nova classificação os padrões técnicos se tornam mais rigorosos. Atualmente, quanto mais próximo de SN (ex: SM, SL…), melhor será o óleo do ponto de vista técnico. Esta classificação é, teoricamente, o aspecto mais concreto na avaliação prévia de um óleo para motor, e abrange a capacidade de proteção, eficiência usando biocombustíveis, performance com novas tecnologias (injeção direta, turbocompressores, etc), resistência contra formação de borra, economia de combustível, entre outros.
Fonte: http://www.flatout.com.br/especial-lubr ... ificacoes/

Nada me tira da cabeça que estão envasando o mais conveniente pro lucro deles. Nada contra Mobil, usaria fácil, mas então prefiro comprar o óleo direto de quem o produz e a melhor opção deles. Quem gosta de comprar grife acaba prejudicado.

Mobil SN:
http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... il-1-5w-30
http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... o-d1-5w-30
http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... ower-5w-30
Mobil SM:
http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... mula-5w-30

O único Mobil SL seria esse: http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... co-f-5w-30
De acordo com a descrição "é destinado principalmente para atender os requisitos da Ford".

Obs1: Falando do 5w30.
Obs2: Não sou profissional de nada no ramo, foi o que conclui.

Interessante sua informação. Conclui que o Castrol é a melhor escolha para o Ford Focus.

Alguém que usa o Castrol Magnatec 5w30?

Atualização: O indicado pela FORD é Esse: http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... co-f-5w-30

MensagemEnviado: 12 Jul 2016, 22:59 
AdministraçãoFC

Wielewski escreveu:
Isso é contrato entre a montadora e um fornecedor de produto. Acabou o contrato a montadora faz uma nova tomada de preços para escolher um produto com sua especificação. Para a Ford (e para outras montadoras) o que interessa é que o produto atenda às especificações internas da montadora.

Criar novo tópico Responder  [ 1370 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84 ... 92  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas