FocusClube.NET
http://focusclube.net/fc/

Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5 e MK3)
http://focusclube.net/fc/viewtopic.php?f=17&t=9341
Página 1 de 6

Autor:  tatirj [ 10 Set 2013, 10:05 ]
Título:  Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5 e MK3)

O intuito desse tópico seria unificar todas as informações possíveis sobre o Ford Focus para facilitar um usuário que tenha interesse em adquirir um Focus pela primeira vez, ou até mesmo aquele usuário que pretende mudar de modelo passando de um MK1 ou MK 1,5 para um MK 2,5.

Por mais que haja inúmeros tópicos espalhados pelo fórum que poderiam responder a estas perguntas (“quero comprar um Focus, vale a pena?” ou “o Focus dá muito problema? O que acha do modelo .....”) sempre aparece mais um tópico com as mesmas dúvidas, diante disso, gostaria de criar este tópico para que os proprietários atuais possam dizer de forma resumida o que acha do carro para que isso ajude possíveis novos proprietários a tomar uma decisão.

Não sei se todos aqui conhecem a área “Teste do Leitor” do portal “Best Cars Web Site“ - (http://bestcars.uol.com.br/bc/teste-do-leitor-ford/). No Teste do Leitor, proprietários de automóveis opinam sobre seus carros, suas qualidades e defeitos, manutenção e assistência técnica, gostaria de seguir esse parâmetro.

Sugiro formato abaixo para facilitar e organizar a informação, mas fiquem à vontade para sugerir outros ítens afim de serem inclusos na lista:

Quando for escrever a sua opinião, tente informar os seguintes dados:
- Carro (exemplo: Ford Focus MK1/MK1,5/MK2,5, ano, motorização, versão, etc)
- Qual a Km aproximada ?
- Quanto tempo você tem o carro?
- O que você acha do carro (acabamento, manutenção, itens de série, concessionárias e etc)?
- Defeitos que já teve
- Consumo : (Tipo de Combustível, km rodada com 1l, e percurso utilizado normalmente)

Obs: Importante lembrar que, para aqueles que estão à procura de um Focus, sempre que ler uma opinião sobre o carro, tente saber a quanto tempo a pessoa que está dando a opinião possui o carro. No começo tudo é uma maravilha, então as pessoas tendem a ter uma opinião ultra-positiva.

Autor:  tatirj [ 10 Set 2013, 10:54 ]
Título:  Re: Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5)

- Carro : Ford Focus Ghia (MK1) 2.0 16v, 2003, MT
- Qual a Km aproximada ? 133 693
- Quanto tempo você tem o carro? 4 anos
- Consumo : 9.0 na gasolina e 13m3 no GNV sem ar na cidade trânsito normal, com ar ligado 8.6, GNV 12m3. No engarrafamento do rush 8 na gasola, e +- 11m3 no GNV. Na estrada 12,7 gasola a ar ligado, e 14m3 GNV.
- Defeitos que já teve

Em relação ao acabamento me decepcionei, pois vim de um Focus Ghia 2001 com acabamento excelente, então qdo entrei no Ghia 2003 fiquei surpresa como a Ford capou e economizou no interior do carro. O acabamento todo cinza imitando madeira no painel e na palanca do câmbio (além do símbolo do Ghia na palanca do câmbio) foi trocado por um acabamento feio e de péssima qualidade. A forração do banco que antes era de veludo, passou a ser um pano feio e de má qualidade. O motor de 130 cv do 2001 tb perdeu alguns cavalos com a mudança de ano, além do teto deixar de ser item de série e passar a ser opcional, o controle de tração também foi banido do modelo.
Apesar do carro ter sido capado de alguns acessórios, os itens de série do Ghia são indiscutíveis, são muitos mimos que hoje não saberia viver sem eles, acho que fiquei mal acostumada.
A manutenção segue o custo do segmento, nada de absurdo para um carro do porte do Focus. Ao longo do tempo que estou com ele, além da manutenção básica e por km, tive alguns problemas que fugiram da normalidade "curto no módulo do ABS" e "Vazamento do sensor da DH". Os defeitos dentro da normalidade eu tive os problemas crônicos de um Focus "coxim do motor", "bomba de combustível", "infiltração no parabrisa", "Autuador de marcha lenta", "toc toc ao soltar a embreagem(MTX75)", portanto qdo se pensa em comprar um MK1 esses pontos precisam ser bem vistos e observados antes de fechar a compra.
Atendimento da ccs não presta, além de ser ruim é caro nunca tem a peça a pronta entrega pelo menos no RJ. Apesar da dificuldade de conseguir as peças na ccs aqui no RJ vc encontra peças originais em autos peças especializadas em Ford, como a altese, a auto peças do MArcelo em Niterói, entre outras. Tendo um bom mecânico (o que hoje é difícil achar no mercado) vc consegue manter o carro sempre em dia, o Focus não é um carro que vc costuma ficar visitando a oficina sempre e nem casar como mecânico, tendo a manutenção em dia o carro roda liso.

Revisões feitas por km ao longo do tempo
Correias, Tensionadores, Coxim do motor (93.030)
Sistema de arrefecimento (Limpeza e troca da bomba de água)
Embreagem completa inclusive autuadores e troca de óleo da caixa de marcha (103.060 km)
Suspensão (amortecedor, kits, mola traseira, bieletas traseira 112.200)
Pneus (112.010)
2 Baterias (62.000 e a outra com 113.005)

Autor:  tatirj [ 10 Set 2013, 10:57 ]
Título:  Re: Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5)

- Carro : Ford Focus Ghia (MK1) 2.0 16v, 2001, MT
- Qual a Km aproximada ? qdo vendi tinha 60 k rodados
- Quanto tempo você tem o carro? 3 anos
- O que você acha do carro (acabamento, manutenção, itens de série, concessionárias e etc)?
- Defeitos que já teve
- Consumo : Gasolina 9.5 só usava Podium s/ar na cidade, na estrada 13km. No engarrafamento do rush sem ar na cidade 8,7 e com ar condicionado 8,00.

Melhor carro que tive, acabamento de primeira, motor excelente, itens de série maravilhosos. Suspensão multilink de fábrica que faz com que o carro seja excepcional em curvas e velocidades. Itens de série : Motor Zetec 130 cv, suspensão multilink, rodas de liga 15', farol de neblina, teto solar manual, controle de tração, ABS, freio a disco nas 4 rodas, banco aveludado, painel imitando madeira, acabamento das portas e bancos um brinco, air bag duplo, computador de bordo, controle de som na coluna do volante, entre outros mimos.
Manutenção apenas a básica, filtros/oléo, para não dizer que não tinha nenhum defeito ao longo dos 3 anos, minha bomba de combustível queimou, somente isso, de resto só alegria.

Autor:  rrprec [ 10 Set 2013, 15:54 ]
Título:  Re: Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5)

- Carro: Ford Focus XR (Mk1) 2.0 16v Zetec, 2003, Manual (MTX75)
- Km Aproximada: 110.000
- Tempo com o carro: 4 anos

Carro excelente, gosto muito do acabamento do XR, principalmente dos bancos exclusivos com o bordado "focus" e as rodas aro 16 de fábrica, fora outros mimos, como farol máscara negra, teto solar elétrico, retrovisor elétrico, ar condicionado, suspensão mais baixa, etc...

Suspensão desse carro é um caso a parte, não se compara com nenhum outro carro. Uma das suspensões mais bem acertadas já fabricadas.

Manutenção é cara apenas quando não se faz revisão. Mantendo tudo em dia, a chance de dar problema é pequena. Levar em um mecânico bom também é fundamental, não é qualquer mecânico que sabe mexer com esse carro.

Só uso peças originais (tirando claro que rebaixei o carro (molas Eibach e amortecedores preparados), troquei os faróis e escapamento). O preço das peças esta na média para um carro desse porte, não chega a ser um absurdo de caro, mas tb não tem nada barato. As peças, na concessionária, a maioria q precisei nunca teve pronta entrega, espera sempre de uma semana ou mais, talvez pelo ano do carro.

Defeitos q já teve: Bomba de combustível, vazamentos por mangueiras ressecadas, e vazamento na junta da tampa de válvulas. Tive outros problemas, mas por falta de atenção, experiência ou picaretagem de mecânicos. Como disse, um bom profissional é essencial.

Autor:  fabiokawano [ 10 Set 2013, 21:50 ]
Título:  Re: Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5)

- Carro: Ford Focus GLX (Venezuela) 2.0 16v Duratec, 2008, Manual
- Km Aproximada: 40.500
- Tempo com o carro: 6 meses

Carro muito bom! Completasso! Air Bag duplo, ABS, A/C, DH, Farol neblina, Luiz cortesia parassóis, Luz leitura traseira, enfim, sensacional!

Bom.. a KM dele está bem baixa ainda.. até agora, além da troca de óleo, filtros, palheta, bieleta.. essas peças de desgaste natural, só tive que trocar a mangueira do respiro (Utilizada a do Monza que custa 15% da do focus e cumpre a função)..Devo estar com um probleminha na boia do tanque de combustível.. acho que a reserva está acendendo muito cedo.. se eu abastecer logo que acende a reserva entram uns 40L no máximo mas como acende cedo.. não vejo grandes problemas..

Mesmo um pouco mais baixo (Mola esportiva+susp svt) e rodando nas 18" (Pneu 215/40) o carro é muito confortável.. suspensão acertadíssima!

Dirigibilidade incrível, o motor é muito bom, mesmo original e com as rodas grandes.. anda mais que os 2.0 concorrentes (astra, golf, i30, sentra, fluence etc)

Autor:  dlfollmann [ 11 Set 2013, 00:14 ]
Título:  Re: Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5)

Carro: Focus Sedã MK1,5 Zetec 1.8 16V 2003/4
KM aproximada: 97000
Tempo com o carro: dois anos, desde os 63mkm

Todas as manutenções e, inclusive, abastecimentos, podem ser vistos aqui:
http://www.spritmonitor.de/en/detail/478094.html

Antes de comprar esse carro, procurei bastante um Ghia preto, mas não achei nenhum em excelente estado.
Um que era mecanicamente confiável ia precisar de um bom trato estético, e não valorizaram o meu antigo Fiesta na troca, então passei a vez. Estava prestes a comprar um Mondeo 2002 quando vi este sedã, levei pra dar uma volta e fechei negócio no mesmo dia. Ele não tem airbag, abs ou freio a disco nas 4 rodas, itens que eu teria num Ghia, mas acabei comprando mesmo assim.

Defeitos apresentados: até agora, o mais sério foi o rompimento da mangueira inferior do radiador, o que felizmente ocorreu quando eu estava com o carro na garagem, prestes a desligá-lo, então meu prejuízo ficou por conta de trocar a mangueira, limpar o sistema e colocar aditivo.. Além disso, quebrou um suporte do escapamento, mas como o mesmo ainda é original (quase 10 anos de idade já, e quase 100mkm), soldamos outro suporte e ele está lá firme e forte ainda. Troquei também UMA bieleta dianteira e UM rolamento traseiro. Troquei também a válvula termostática, porque depois de alguma observação concluí que ela ficava parcialmente aberta mesmo com o motor frio, fazendo com que o carro demorasse mais para esquentar, com reflexo no consumo (levava cerca de 10 minutos para atingir a temperatura ideal, agora chega em coisa de 5 minutos). Fora isso, foram manutenções comuns, que eu lembre (bateria, recentemente; pneus; troca de óleo e filtros e, na compra, por desencargo, mandei trocar correia dentada e polias, etc ...).

Autor:  MAANNASI [ 11 Set 2013, 09:01 ]
Título:  Re: Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5)

Carro: Focus Ghia Hatch Mk 1,5 Duratec 2.0 16V AT 2008/2008
KM aproximada: 52.173
Tempo com o carro: um ano (comprei com 45.500 em 31/08/2012)

Todas as informações sobre manutenções do carro podem ser verificadas no tópico viewtopic.php?f=5&t=9251.

Já tive um Focus Ghia Hatch Mk 1,5 Zetec 2.0 16V AT 2004/2004 azul, e era muito feliz com ele. Por uma necessidade especial vendi o Focus e parti para um Honda CR-V EXL AT 2008/2008, mas passada a necessidade parti para um Corolla SE-G 2009/2009. Não satisfeito com o carro (acabamento de plástico, câmbio manso demais, etc.) voltei ao Focus da assinatura acima e que pretendo manter por muito tempo (pelo menos até a vinda da próxima geração). Inicialmente eu queria muito um sedan, mas depois de umas decepções fiquei muito satisfeito com o atual hatch.

Fora um problema de vazamento da válvula termostática, troca dos coxins do motor e troca do flexível do escapamento (adaptação de um Tuper no lugar do original) o carro não de meu outros problemas, sendo bastante confiável, potente, confortável, e com design e qualidade de materiais superior ao de muitos carros atuais (estamos em meados de 2013), o que fez com que o comprasse em 2012 e pretenda manter até 2014 no mínimo. O consumo está na média dos 2.0 atuais.

Autor:  Green Hornet [ 14 Set 2013, 00:12 ]
Título:  Re: Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5)

- Carro : Ford Focus Ghia (MK 1,5) 2.0 16v, 2003 mod. 2004 (o primeiro dono comprou o carro em fev/2004), MT
- Qual a Km aproximada ? Comprei o carro em abril de 2005 com pouco mais de 20.900 km rodados. Vendi o carro em julho de 2009 com aproximadamente 85.000 km rodados
- Quanto tempo você tem o carro? fiquei com o carro durante 4 anos.
- Consumo : em torno de 10,5~11,0 km/l sem ar e 9.5~10,0 km/l com ar na cidade e 12,5~13,5 km/l na estrada, sempre na gasolina (meu carro era mono). Poderia até fazer mais só que é difícil andar devagar na estrada com um Focus.

Me lembro que pesquisei muito antes de encontrar esse carro. Tinha um Escort SW e decidi que iria trocá-lo por um Focus. A princípio pensei em um GLX, mas quando entrei em um Ghia vi que tinha que comprar um. Depois de mais de dois meses de procura encontrei esse: viewtopic.php?f=5&t=3979&p=57180#p57180. Único dono, muito novo. Tinha até um detalhe: praticamente ninguém tinha viajado no banco de trás (ainda estava coberto com o plástico de fábrica). Me lembro também de quando peguei o carro na agência e o levei para casa. O carro era bom demais! Nunca tinha tido um carro tão equipado de fábrica na minha vida. Era simplesmente fantástico!

O acabamento do carro era excelente. Até hoje ainda gosto do desenho do painel do carro com todas as curvas e do material empregado. Realmente muito bom. O carro só não tinha os três únicos opcionais que eram oferecidos na época para o Focus Ghia: teto solar, câmbio automático com "cruise control" e bancos de couro. De resto tinha tudo (ar digital, controle de som no volante, CB, freios ABS, banco do motorista com regulagem elétrica de altura e por aí vai). No caso dos bancos de couro eu instalei. Aí foi covardia. O carro ficou ainda melhor. Sempre que eu pegava a estrada era uma festa. O carro era excepcional. Dono de uma estabilidade única. Os freios eram excelentes.

Durante os quatros anos que fiquei com o carro ele praticamente não apresentou defeitos. O único que eu posso considerar como defeito propriamente dito foi o alternador que pifou, mas ele foi trocado na garantia do Ford Mobility. Não gastei nada. Fora isso foi manutenção normal (troca de óleo, filtros, alinhamento, balanceamento etc.). Nesse período, devido ao desgaste, troquei:
- mangueira de combustível do tanque (59.000 km);
- pastilhas dianteiras e traseiras (2 vezes, com 25.000 e 80.000 km);
- discos de freio dianteiros e traseiros (com 80.000 km);
- bieletas e uma bandeja da suspensão dianteira (com 83.000 km);
- amortecedores (uma vez - 65.000 km);
- pneus (60.000 km);
- bateria (uma vez com 46.000 km e dois anos de uso);

Foi o melhor carro que eu tive até a compra no meu MK 2,5.

Autor:  jefersongfelipin [ 17 Set 2013, 10:04 ]
Título:  Re: Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5)

Colegas,

Peço desculpas antecipadamente, pois essas últimas semanas tive que passar por uma cirurgia de emergência, e perdi muita coisa aqui no fórum. Por isso, vou tentar ser breve na análise.

Alguns sabem que estava vendendo meu Focus, um mk2,5 Titanium, de 2011. E acabado a venda, estou pronto para deixar as minhas últimas impressões sobre o carro.

Dados do carro:
Focus Titanium 2.0 flex, preto, manual. (MK2,5)
Opcionais: pedaleiras de alumínio, sprint booster
Km: aprox. 46 mil km rodados
Média de Consumo: 7,8 km/l , com uma mistura de gasolina pódium com etanol. Gastava, em média, de 100 reais a cada tanque, com uma autonomia de cerca de 300km, ou seja, 3km/real. (variando pra mais ou menos, dependendo do uso do acelerador...)

Impressões:

I. Acabamento / Design

O desenho do carro é muito imponente. Acho o mk2,5 um dos carros mais bonitos que já apareceram por aí. Inclusive, acho seu desenho melhor resolvido que o do mk3. Contudo, como essa parte é muito subjetiva, vou me ater apenas aos encaixes das peças.
Meu carro nasceu bem, com tudo no lugar, com apenas o capô com certo desnível do lado direito. Nada muito forte, cerca de 1mm. Mas para pessoas chatas como eu, faz diferença. De resto, tudo muito bem encaixado. Eu apenas achava o vão do porta malas um pouco exagerado em seu final, porém nunca sofri com inundação naquele lugar.

O teto solar nunca apresentou problemas comigo, com uma vedação perfeita e sem barulhos.Confesso que era uma peça que eu nutria um certo temor por nunca ter tido carro com esse opcional, mas para minha sorte, foi um item fantástico.

A parte interna é controversa. O acabamento é razoável. O volante tinha uma pegada bem mais ou menos, se comparar com o volante do MK1,5. O couro dos bancos é bom, porém o banco em si não abraça muito bem o motorista. Quando comprei o carro, achei que ser elétrico ia ser uma vantagem, o que acabei comprovando não ser tão útil assim pra mim, pois, como só eu uso meu carro, se usei o sistema dez vezes foi muito. O que usava bastante era o ajuste da lombar. Esse sim, achei extremamente importante.

O painel tinha um desenho simples, com uma borracha de bom toque. Agora, o plástico das portas era, em minha opinião, muito fraco. Novamente, comparando com o modelo anterior, parece que o carro regrediu. O triste é que se vc entrar num Fusion, o mesmo plástico está lá, assim como num Jetta TSi completo. Realmente não consigo entender.

Os bancos traseiros eram praticamente sem uso, virou meu armário. Tanto que o apoio de copos que existia no banco do meio foi usado UMA única vez. Porém, pra quem tem família, garanto que viajariam muito confortáveis, para um hatch médio.

De modo geral, o carro era bem acabado, mas esperava um pouco mais de um carro top da marca.

II. Motor / Transmissão

O Duratec Flex que rendia no máximo 148cv era muito bom. De início, estranhei o tal lag do acelerador, que só fui sanar quando instalei o SB. Até lá, tive que reaprender a dirigir: tinha que andar com um rpm alto pro motor responder sempre bem, abusando do cut-off.

Com o SB, o carro virou outro. As saídas ficaram muito boas, pelo menos do jeito que eu gosto. Não precisava mais atingir 4k rpm e deixar o giro lá pra nadar bem. Então, recomendo o SB pra quem tem um mk2,5 ou pra quem pensa em comprar um. Ainda mais agora, que muitas promoções irão surgir, reservem uma graninha pra compra dele. Garanto que será muito útil.

Na estrada o motor era incrível. Respondia bem sempre e nunca me deu susto algum, seja em ultrapassagem ou em termos de ruídos.
Tive a oportunidade de andar com o carro em autódromo algumas vezes e o desempenho do duratec depois de 4k rpm é impressionante. Eu arrisco a dizer que é o melhor 2.0 aspirado que temos por aí.

Já o câmbio....bem, era razoável. Os encaixes eram bons, a manopla de boa pegada. O problema é que eu achava que estava mal escalonado. Eu tinha a impressão de um buraco entre a 2ª e 3ª, bem como entre a 3ª e 4ª. Nem conto a 5ª pois essa nitidamente estava voltada para economizar combustível.

Porém, a versão manual era melhor que a automática, de 4 marchas. Não pude dirigir muitas vezes a versão automática,mas foi essa a impressão que ficou em mim. Quem puder depois opinar melhor, acho que a galera que está em dúvidas ficará agradecida.

O consumo do motor estava dentro do previsto por mim... carro com a "tecnologia" flex não vai render direito nenhum dos combustíveis. Por isso, demorei um tempo testando misturas até achar uma que combinasse uma boa autonomia, desempenho e gasto em grana. Só pra efeito de comparação:

Apenas a gasolina, meu carro fazia cerca de 410 km , com um gasto de 150 reais, ou seja, 10,25km/l e 2,7 km/real.
Com etanol, rodava cerca de 230km, com um gasto de 70 reais(média, pq o preço do etanol variou muito...), 6,05 km/l e 3,2km/real
Com a mistura, os dados estão no ínicio do post... ganhava um pouco de autonomia, gastava um pouco mais e perdia 0,2km a cada real.

III. Freios / Suspensão

Aqui não há muito do que falar: são competentes ao extremo. Nunca senti fadiga nos freios, sempre trabalharam muito bem.

A suspensão é divina. Quem tem um Focus e vai andar em outro carro que não possui uma suspensão multilink, fica com a impressão de que está andando num carro 100 anos atrasado.E é bem por aí mesmo. O conforto e a segurança em curvas que o Focus transmitia era impressionante, pro tamanho do carro, da altura em relação ao solo e pelo seu peso.

Para quem gosta de dirigir, andar no Focus é um deleite. Eu acho que posso falar, tive 2: andei 70k km com um mk1,5 e mais 46k km com o mk2,5. Eu sempre digo quando alguém pede indicação de carro: quer um carro confortável, que transmita confiança e que, se precisar, vai te manter no lugar? Compre um Focus.

O único defeito que eu dou para o carro era: PNEUS. Pelo menos os que vieram com o meu. Os tal Turanza eram muito duros, barulhentos e não transmitiam confiança alguma na chuva. Quando troque pelos Continental, o carro virou outro. RECOMENDO fortemente o uso de pneus bons no Focus. Só vai deixar o carro melhor ainda.

III. ETC

Coisinhas que preciso comentar: o farol direcional é fantástico, merecia um xenon. O radio era muito bom, (pelo menos pra mim), só achava o controle do radio no volante muito grande. O uso do comando de voz é legal, mas uma hora fica sem sentido. Usei mais quando pegava muita estrada e deixava meu telefone conectado. De resto, usei quase nada ( comandos do ar condicionado, mudar de radio para usb, qual música tocar...) .
Pelo tamanho do carro, acho que os retrovisores mereciam rebatimento automático quando estacionasse.
Por fim, eu entendo os 2 air-bags, mas o carro merecia mais...
O controle de tração, idem.

IV. Conclusão

Passei 2 anos e meio com o Titanium, e usei o máximo que o carro podia me oferecer. É um excelente carro, que vai deixar saudades.
Recomendo fortemente a compra de um, pra quem me perguntar.
Sinceramente, acho que o mk3 melhorou em muita coisa, em outras nem tanto. É esperar pra ver ao vivo e andar nele, e como todos os Foci, deixar me surpreender.

Infelizmente não serei dono de um MK3, decidi partir pra uma marca considerada "premium" e com uma semana de uso do meu carro novo (um Audi A3 Sport), posso dizer que não me arrependo - pelo contrário, estou simplesmente bobo com o carro, tamanha eficiência, desempenho e conforto do mesmo.

Concluo dizendo muito obrigado ao meu titanium, por tudo que aguentou comigo, com muita eficiência. Espero que os colegas que já tem um Focus mk2,5 desfrutem da mesma sorte que tive e que aos futuros donos, saibam que o Focus é um tremendo carro.

Um abraço a todos !

Autor:  paradzinski [ 30 Set 2013, 16:50 ]
Título:  Re: Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5)

- Carro?
Ford Focus MK1 02/02 Hatch 1.8 16v Branco (completásso, quase um ghia)

- Qual a Km aproximada ?
145.000 km

- Quanto tempo você tem o carro?
Aproximadamente 2 anos

- O que você acha do carro (acabamento, manutenção, itens de série, concessionárias e etc)?
òtimo carro, dirigibilidade, conforto, posição de dirigir, estabilidade, sem iguais. carro para poucos pois a manutenção é um pouco cara em relação a populares, mas em compensação da muito pouca, não conheço carro com melhor custo x benefício nesta faixa de ano/preço.

- Defeitos que já teve
Rompimento do cano distribuidor da água do radiador, bieletas dianteiras 2 vezes (não originais) e 1 vez as traseiras, empeno do semi-eixo esquerdo e direito (buraco na estrada), fora isso somente manutenção periódica, óleo, filtros, pneus, pastilha de freio, nada demais.

- Consumo :
Gasolina Comum Ipiranga, 11km/L percurso cidade/rodovia, e ja cheguei a fazer 13,5km/l em rodovia

Autor:  Robsoncb [ 03 Out 2013, 16:50 ]
Título:  Re: Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5)

Olá pessoal,
Antes de tudo que informar que por motivos de força maior vendi o meu. Mais digo que foi um dos melhores carros que já tive. Suspensão muito estável, não saía nas curvas.
Um canhão na arrancada, deixava todos para trás, notei que diferente dos carros atuais, e até de um corsa que tive, o acelerador do focus é por cabo, e não elétrico. Então ele tinha muito mais resposta e não tem delay na aceleração. Tinha uma grande força na arrancada, o RPM dele ia lá em cima.

- Carro (exemplo: Ford Focus MK1/MK1,5/MK2,5, ano, motorização, versão, etc)
Ford Focus 1.6 8v GLX flex 2008 zetec Rocam (MK 1,5)

- Qual a Km aproximada ?
72000km

- Quanto tempo você tem o carro?
3 anos

- O que você acha do carro (acabamento, manutenção, itens de série, concessionárias e etc)?
Acabamento muito bom, vários mimos, luzes no teto atrás, porta luvas, no parasol, banco de couro, rodas de liga leve, pegou usado na bracom do rio.

- Defeitos que já teve
Bóia do combustível não funcionava, marcador não mostrava o indicado (Troca da Bóia).
Distribuidor quebrou (Troca do mesmo).
Válvula termostática com problema (Problema grave, prestem muita atenção nela).
Bomba de Óleo (Luz acendia no paínel, trocada à mesma).
Alternador (Troca do Regulador e de um diodo)

O Problema mas sério que tive foi causada pela válvula termostática e sua caixa que rachou e vazou a água do motor, um tremendo azar, pois estava numa região perigosa no Rio e não poderia parar, andei com o carro alguns metros e empenou o cabeçote, o motor ferveu. Quando abri o capô vi que o mesmo saía fumaça não de cima, mas de baixo. Quando olhei vi que o carro nunca mais seria o mesmo.
Consertei o motor, mais tive vários problemas secundários com a elétrica. O Alternador do carro estava já parando e para comprar outro era mil reias, como já havia gastado muito com o motor e ainda tinha que gastar com o conserto da bomba de óleo resolvi não trocar. A manutenção depois que ferveu estava muito alta para manter, pois todos os problemas vieram de uma vez só.
Então resolvi vendê-lo.

- Consumo : (Tipo de Combustível, km rodada com 1l, e percurso utilizado normalmente)
Flex, O carro era muito econômico, para mim ainda mais no álcool, tinha mais força e rendia bem. Era colocar combustível e esquecer do ponteiro. Cheguei a fazer 9 a 10 km álcool na cidade. Usava um aplicativo de celular à qual fazia esses cálculos.

Autor:  FONTÃO [ 03 Out 2013, 23:34 ]
Título:  Re: Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5)

- Carro (exemplo: Ford Focus MK1/MK1,5/MK2,5, ano, motorização, versão, etc)
Focus GLX 2.0 2013/2013 (MK 2,5)

- Qual a Km aproximada ?
4.000km

- Quanto tempo você tem o carro?
2 meses e 14 dias

- O que você acha do carro (acabamento, manutenção, itens de série, concessionárias e etc)?
O carro é ótimo, espaçoso, bem equipado, confortável, possui motor apropriado para o peso dele com ótimo desempenho e possui um desenho matador.


- Defeitos que já teve
Apenas besteiras como porta do motorista rangendo e barulhinho chato vindo da engrenagem do cinto de segurança.

- Consumo : (Tipo de Combustível, km rodada com 1l, e percurso utilizado normalmente)
Ponto preocupante do carro, até agora não sai da média 9.4km/l usando gasolina e andando na estrada(80%) e cidade(20%).

Autor:  JacaoFFC [ 19 Out 2013, 20:26 ]
Título:  Re: Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5)

- Carro : Ford Focus
- Qual a Km aproximada ? 183 400
- Quanto tempo você tem o carro? 3 meses
- Consumo : 7,5 na cidade (pesado mesmo, nenhum momento se passa de 60 km/h e muitas paras e engarrafamentos) sem ar. Na estrada 12,65 na gasolina, sem ar e 10,5 com ar ligado.
- Defeitos que já teve: peças com desgaste natural como a suspensão e coxim. além disso, de anormal, a caixa de direção ficou ruim aos 150.000 km e foi trocada por outra original nova e a famosa crise com a bomba de combustível que merece até um relato maior. em 1 ano, depois que a original deu defeito (com menos de 1/4 de gasol no tanque o carro não funcionava), colocamos mais 3 refis. um da marca VDO, que nem deu a pressão necessária pra andar com o carro, um refil bosh que pifou na estrada
-Revisões feitas por km ao longo do tempo:

troca de óleo (selenia 5w-30) e filtro (4,25l): 177.300 km
água e aditivo do radiador (valeo protect - verde)
Filtro de ar: 175.000 km
Filtro de cabine: 175.000 km
óleo da direção hidráulica: 175.000
fluido de freio (DOT4):
pneus michellin xm2: 150.000 km
Amortecedores originais + bieletas + coxim + rolamento + batente dianteir: 123.500km
troca da válvula termostática completa (original):


Impressões: é um Focus, né...

Provável proximo carro: outro Focus.

edição: adicionei notificação de resposta

Autor:  igorogro [ 22 Out 2013, 09:36 ]
Título:  Re: Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5)

Pessoal, bom dia, acompanho o clube a bastante tempo, mas criei minha conta e comecei a participar dos fóruns recentemente.

Falarei um pouco sobre a nave:

Carro?
Ford Focus MK2,5 11/12 Hatch GLX 1.6 16v Cinza Novara (cor maravilhosa diga-se de passagem)

- Qual a Km aproximada ?
30.000 km

- Quanto tempo você tem o carro?
Aproximadamente 10 meses

- O que você acha do carro (acabamento, manutenção, itens de série, concessionárias e etc)?

Até então, só tinha tido populares (Fox, Palio e o Gol), mas sempre fui fã do Focus, desde os primórdios. Quando tive uma pequena possibilidade de comprar o meu, não pensei duas vezes, e digo que fiz uma excelente compra. Motor excelente, inteligente, econômico, potente, esperto;estabilidade maravilhosa, freios precisos com os auxílios do EBD e ABS;Sistema de amortecimento perfeito, com ótimos acessório no pacote, só peca um pouco no acabamento interno, como já sitado aqui, de vez em quando surge um ruído chatinho. Considero o carro mais bonito em design já lançado no Brasil, e inclusive muito mais bonito que o MK3. Ainda não precisei de CSS.

- Defeitos que já teve?

Apenas um probleminha no sensor do abs, resolvido no ato da compra, e agora efetuei a troca das velas, e fiz limpeza de bicos e tbi.

- Consumo :

Gasolina Podium, 10,5 Km/L cidade - 12Km/L estrada (Andando bem tranquilo, respeitando os limites de vias)

Etanol aditivado, 7,5 Km/L cidade - 11Km/L estrada.


* Apenas um problema me aborrece na "Nave"... O maldito "chocalho" das rodas! Mas de resto, só elogios.

Abraço.


Igor Fiuza

MK2,5 1.6 GLX 16v 11/12 Cinza Novara - "NAVE"

Autor:  Claudemar Moura [ 12 Nov 2013, 19:09 ]
Título:  Re: Opinião do Proprietário (Mk 1, MK 1,5, Mk 2,5)

Ford Focus MK1 2002/2002 Sedan 2.0 16v Prata
km.: 90.000 km
Tempo com o carro.: 5 dias

- O que você acha do carro (acabamento, manutenção, itens de série, concessionárias e etc)?

Ótimo acabamento, estofado aveludado, manutenção ainda não dá para falar pelo pouco tempo, mas na próxima semana farei a revisão dos 90mil, o conjunto motor mais os mimos me fizeram comprá-lo e é claro a pechinca R$ 10.000,00 parcelado em 3x.

- Defeitos que já teve?
Está com os seguinte "defeitos" o porta malas não está abrindo no botão do painel, a alça do teto do lado do passageiro está (caído) sem a mola, estou estranhando o barulho do volante.

- Consumo :
***

Página 1 de 6 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
http://www.phpbb.com/